Não vos afasteis de Jerusalém

"Não vos afasteis de Jerusalém" é uma ordem de Jesus, escrita em Atos dos Apóstolos 1, 4 na primeira leitura da liturgia deste domingo da Ascenção do Senhor.

Jerusalém na época de Jesus era o centro do Judaísmo, o Templo de Deus. E não tem nada de errado nisso, naquele tempo, nós cristãos seríamos Judeus. Jesus era Judeu. Mas o Judaísmo teve um desmembramento depois de Cristo: Nasceu o Cristianismo.

Uma diferença básica entre nós Cristãos e os Judeus atuais é que nós recebemos e aceitamos o discernimento do Espírito Santo para entender que a nova Jerusalém é a Igreja Católica, hoje centralizada em Roma.

A cidade de Jerusalém continua a existir, mas a interpretação da Nossa Igreja Católica Apostólica Romana sobre a "Jerusalém" que Jesus se refere é que "Jerusalém" não é só a cidade geograficamente, mas o "Templo" de Deus. E se o Deus Encarnado (Jesus) começou em Pedro a igreja Dele. Onde está o nosso atual Pedro (Papa) está a nossa Jerusalém, ou seja, Roma.

Essa ordem de Jesus de não nos afastarmos da Igreja Dele, vem seguida de outra ordem aos apóstolos:

Mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: "João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias." (At 1,4-5)

Jesus deu esta ordem após a sua ressureição, enquanto ainda estava entre nós fisicamente. E antes de subir aos ceus, Ele ainda nos ensinou sobre o tempo de Deus, o Kairós. Não cabe a nós saber antecipadamente os planos de Deus. O que cabe a nós é entregarmos nossa vida para recebermos o Espírito Santo!

Após vários ensinamentos como este, Jesus subiu aos céus.

Ascensão do Senhor

Ah como eu contemplo esse momento da ascenção de Jesus ... Fico imaginando os anjos chegando aos apóstolos que estavam completamente admirados, olhando pra cima:

  • Ei, vocês aí!
  • Hãn? (coletivo, enxugando a baba no canto da boca)
  • Parem de olhar pro céu! Ele (Jesus) já falou tudo que vocês precisavam ouvir! Inclusive, Ele já prometeu enviar o Espirito Santo pra suprir o que for necessário para vocês continuarem evangelizando. Por que vocês ainda estão aí parados?
  • (Um olha pro outro) Vish, é mémo né gente! Vamo dá um jeito na vida? Vamos confiar que Jesus vai prover tudo que precisarmos para servi-lo, através do Espírito Santo! Então vamos nos dividir pra levar o Evangelho a todos os povos!

Na segunda leitura São Paulo nos traz a realidade dogmatica de que Cristo é a "cabeça" e a Igreja é o "corpo". São Paulo escreve isso sob a luz do Espírito Santo.

Sim, Ele (Jesus) pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. (Ef 1, 22-23)

Continuando ...

Aaaaahhhhh o Evangelho! Me emociono com este evangelho ...

O Evangelho da liturgia deste domingo da Ascenção do Senhor é o que inspirou a criação e inspira a continuidade do nosso site Músicas para Missa. Inspirou inclusive o matrimônio meu e da Daiana, quando nos casamos assumindo o compromisso de levar o Evangelho para o mais longe que pudermos.

O nosso projeto Músicas para Missa alcança lugares muito distantes de nós. Contribuimos com as celebrações de todo canto do Brasil e em outros países que também falam Português. Nos sentimos muito agradecidos por todas as mensagens que recebemos por este trabalho. Mas sabemos que estamos só no início de nossa missão.

Te convido a aceitar os dons que você recebeu e aplicá-los em favor da Evangelização. O que fazemos aqui no Músicas para Missa é basicamente isso! Combinamos os nossos dons para, indiretamente, elevar Aquele que merece ser elevado. Por isso, te convido a empreender com foco nAquele que subiu aos céus e está lá sentado à direita do Pai. E está também no seu interior, na sua alma, naquele lugar que você sente o contato físico de Jesus ao comungar.

E para te ajudar nesta sua missão, aqui estão as nossas sugestões de músicas para a missa deste domingo da Ascensão do Nosso Senhor.

>>Sugestões de música para a missa de Ascensão do Senhor - Ano A

Se for cantar/tocar o salmo, temos uma sugestão de melodia para te sugerir. Confira no link abaixo.

>>SALMO 46 - POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA

Que você aplique os dons recebidos do Espírito Santo onde você estiver.

Deus nos abençoe!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Quer aprender teclado?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Sugestões por e-mail?


Basta cadastrar GRATUITAMENTE seu e-mail aqui.



Quer aprender guitarra?