Como nasceu o Músicas para Missa

Muitas pessoas do Brasil e do mundo já conhecem o site Músicas para Missa e muitos de vocês não sabem quem são as pessoas responsáveis por este site. Neste post, quero nos apresentar para você. Eu sou o Gustavo e junto com minha esposa Daiana, criamos este site em meados de 2013. Na imagem abaixo nós estamos cantando na coroação de Nossa Senhora no nosso casamento.

cantando na coroação de Nossa Senhora do nosso casamento

A nossa história

Eu comecei a cantar e tocar violão na missa quando tinha uns 10 anos, em Nossa Senhora do Amparo, distrito de Barra Mansa-RJ, onde eu morava. Mas, infelizmente, devido aos estudos eu parei de cantar nas missas. Passou-se o tempo e eu vim morar em São José dos Campos-SP para fazer faculdade de Engenharia da Computação, então eu conheci a Daiana em Março de 2009.

Por coincidência, Daiana também tocava na missa desde criança, a diferença é que ela não parou (rs). E Deus quis nos unir. Por incentivo dela, eu voltei a tocar na missa com ela na, hoje Paróquia Nossa Senhora de Fátima em São José dos Campos-SP.

Eu sou formado na área da computação e atuo com desenvolvimento de softwares a mais de 9 anos. Aliás, quem tiver interesse em aprender programação eu tenho um blog onde ensino sobre isso, dá uma passadinha lá: www.dicasdeprogramacao.com.br

Continuando a história ...

Um belo dia, no meio de um ensaio eu olhei para aquela enorme e velha pasta de músicas de missa da Daiana, tão cheia de papeis novos e antigos, alguns amarelos, tinha até transparências para retro-projetor e a pasta estava rasgando de tão cheia. Então, numa manifestação do Espirito Santo, eu pensei ...

- Poxa, eu tenho conhecimentos para desenvolver um belo site para
aproveitar essa pasta de músicas, através da internet poderíamos
levar essas músicas para missas de muitos lugares, tem tanta música que
talvez alguém distante não conheça ... Contei pra Daiana o que tinha
passado pela minha cabeça e nós começamos a ter as primeiras ideias
...

- E se eu montasse um site para armazenar todas essas músicas,
organizadas por partes da missa, tempo litúrgico, com letra e cifra.
E se o site fornecesse sugestões de músicas toda semana. E se o site
tivesse o audio das músicas de forma fácil para as pessoas
aprenderem músicas que elas não conheciam. E se, e se, e se ...

Então eu comecei a montar o site, coloquei as primeiras músicas, fui criando categorias, criando páginas para sugestões, etc. Aos poucos o site foi nascendo...

Tecnicamente eu usei uma plataforma de Blogs (Wordpress) para construir o site. Na época eu não tinha usado o Wordpress ainda, mas como já trabalhava com desenvolvimento de softwares a alguns anos, não foi difícil aprender.

No início as tarefas eram bem técnicas, mas depois eu ensinei a Daiana a me ajudar. Nós dividimos as tarefas, ela trabalharia na organização das músicas e eu na parte técnica do site. E assim vamos até hoje.

Topo de bolo do nosso casamento

Agora, quando você olhar o site, você já sabe que quem organiza as músicas é a Daiana e quem faz o site funcionar é o Gustavo. Por exemplo, eu que fiz aquela funcionalidade de alterar o tom das cifras. A Daiana organiza as sugestões de músicas para cada missa. Ela também faz as melodias de salmos que nós gravamos e colocamos no Youtube.

Músicas para Missa 2.0

Com o passar do tempo, a quantidade de acessos ao site subiu bastante, também tivemos muitas novas ideias para o site e a utilização do Wordpress como plataforma se tornou inviável.

Então, no início de 2016 eu decidi refazer o site, dessa vez sem utilizar um sistema de gerenciamento de conteúdo como o Wordpress. Estava na hora de criar uma plataforma para suportar o crescimento do projeto Músicas para Missa.

Comecei a trabalhar no novo Músicas para Missa. Trabalhei noites e noites no projeto e por vim o projeto se concretizou. O novo site foi desenvolvido com a linguagem Python utilizando o framework Django, O banco de dados foi completamente reestruturado e agora estamos prontos para avançar o projeto ainda mais.

Falando um pouco da parte técnica, nosso site também foi migrado para uma infraestrutura na núvem. O Músicas para Missa hoje é hospedado na infraestrutura da Amazon Web Services Lá eu implantei um sistema de balanceamento de carga na núvem que aumenta e diminui automaticamente a quantidade de servidores do site de acordo com a quantidade de acessos. Além disso, fiz um bom trabalho de otimização de desempenho no site. Com todo esse trabalho, agora o tempo de abertura de uma página do site, na média, é 0,2 segundos.

Tem também a Webrádio que criamos para os amantes da música católica! Por enquanto a programação é apenas músicas católicas tocando aleatoreamente, mas pretendemos criar novos programas futuramente.

Ainda temos muitas ideias para aplicar no projeto Músicas para Missa. Aplicativos, área de acesso personalizado para você montar a sua missa com as nossas sugestões, ferramenta para você criar as suas próprias cifras, rede social para ajudar na comunicação entre agentes da música litúrgica, grupos de canto, padres, paróquias e comunidades, etc. Se deixar não paramos de ter ideias, o difícil é realizar (rs), mas a cada dia damos um novo passo.

Enfim, é bastante trabalho! Mas acredito que estamos atingindo o nosso objetivo que é ajudar a deixar as missas mais bonitas através da música e ajudar as pessoas que prestam esse serviço para Deus.

E você, o que achou do nosso novo site. Conta pra gente aí nos comentários!

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?