Subir o monte

"Nisto de pregar sobre um monte e na solidão, e não na cidade, nem no fórum, ensinou-nos Jesus a nada fazer por ostentação, e separar-nos dos tumultos, principalmente quando convém discorrer sobre coisas necessárias". (Apud Santo Tomás de Aquino,Catena Áurea, Comentário ao Evangelho de São Mateus, V, 1-3. Cursos de Cultura Católica, Buenos Aires, vol. I, p. 112).

Com este ensinamento de São João Crisóstomo, citado por Santo Tomás damos início à reflexão sobre o evangelho do deste domingo (Solenidade de Todos os Santos).

Jesus vendo uma multidão, sobe até um monte e os doutores da Igreja explicam o quanto Jesus se apartou das multidões para mostrar que não devemos buscá-las para nosso mérito próprio!

Infelizmente hoje muitos procuram ter prestígio, e, para isso, querem agradar a multidão, seguí-la, imergir nela, ora usando meios e métodos demagógicos, ora diante de seus caprichos, ou calam, omitindo-se diante de suas paixões para cultivar fama e admiração de muitos que não querem escutar o que de duro há, no evangelho e no seguir a Igreja.

Quando os fariseus se escandalizaram com as palavras de Cristo de que, quem não comesse a sua carne, e não bebesse o seu sangue, não teria vida eterna, e os fariseus se afastaram, Cristo não foi atrás deles, procurando retê-los com palavras doces e politicamente corretas. Mas pelo contrário, disse aos Apóstolos:

"Não quereis vós também retirar-vos?" (Jo. VI, 68).

Cristo, então, para ficar afastado da multidão "subiu a um monte", para melhor ensinar. Além disso Jesus figura muito bem o que ensina o antigo testamento. Os mais importantes fatos do Antigo Testamento deram-se no alto de montes.

Jesus orando no monte

A arca de Noé se deteve no alto do monte Ararat (Gen. VIII ,4).

Abraão subiu a um dos três montes de Moriá, para sacrificar seu filho Isaac, símbolo de Deus Pai que sacrificou seu Filho Unigênito no alto do monte Calvário (Gen, XXII, 2).

Elias viu a promessa de Deus de que faria chover o justo sobre a terra no alto do monte Carmelo, e, mais tarde viu o próprio Deus no monte Horeb.

Deus ordenou a Moisés que subisse ao monte Sinai, onde lhe daria a Lei, em duas tábuas de pedra. "Moisés subiu ao monte, para ir falar com Deus, e o Senhor o chamou do monte" (Ex. XIX, 3).

Cristo morreu no monte Calvário, e não sobre Sion, porque o Calvário estava fora da cidade, a fim de significar que a Igreja seria fundada fora de Israel.

E porque o monte representa a Igreja é que Cristo, falando da Igreja, disse:

"Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte" (Mt V, 14).

"E acontecerá que, nos últimos tempos, o monte da casa do Senhor será fundado sobre o alto dos outros montes, e se elevará sobre os outeiros, e os povos concorrerão a ele. As nações hão de correr para lá em multidão dizendo: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, e Ele nos ensinará os seus caminhos"(Is. II, 2-3 e Miq. IV, 1-2).

"E o monte do Senhor dos exércitos será um monte santo" (Zac. VIII, 3).

Por essas razões, Cristo subiu a um monte para fazer o seu primeiro e maior sermão, dando a nova Lei aos homens.

Cristo irá repetir várias vezes, que Ele não veio mudar a Lei, mas aperfeiçoá-la, e que nem um jota será tirado da lei. Que passarão os céus e a terra, mas que as suas palavras não passarão.

No monte Sinai, Deus deixou afirmar que quem tocasse no monte seria morto, para significar que ninguém pode tocar na lei de Deus. Ninguém pode tocar na revelação. Está escrito que "seus discípulos chegaram mais perto dele", porque, sendo mais próximos do Senhor, tinham mais direito de aprender do Mestre, visto que eles é que receberiam a missão de evangelizar a terra e as nações.

"Minha boca publicará a verdade, e os meus lábios detestarão o ímpio" -- "Veritatem meditabitur guttur meum, et labai mea detestabuntur impium" (Prov. VIII, 7). "Por isso a Sabedoria divina Encarnada declara que veio a este mundo para manifestar a verdade: "Eu para isto nasci e vim ao mundo, para dar testemunho da verdade" (Jo. XVIII, 37).

Se for tocar/cantar nessa missa da Solenidade de Todos os Santos, dia 01/11/2020), aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>>Sugestões de música para a missa de Solenidade de Todos os Santos

E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:

>>Melodia para o SALMO 23 - É ASSIM A GERAÇÃO DOS QUE PROCURAM O SENHOR!

Que Deus nos abençoe!

Maikon Máximo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?