Santidade

É possível viver a Santidade?

O Concílio Vaticano II declarou a "vocação universal à santidade”, pois nós quando somos batizados, recebemos essa vocação. Com essa expressão, os padres que faziam parte do Concílio quiseram nos lembrar que todos nós somos chamados à perfeição cristã, como pedira Nosso Senhor Jesus Cristo: “sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Cf. Mt 5, 48). No céu só entram os Santos e perfeitamente Santos. Algumas pessoas alcançaram a graça de viver na santidade, como um mártir que é uma pessoa que morreu por Cristo. Os Santos alcançaram a santidade na terra através da mística.

Durante muito tempo, a partir do Século XVII, surgiu uma ideologia de que a Santidade era apenas para uma elite, uma elite de monges e religiosos e somente essas pessoas podiam alcançar a santidade aqui na terra. E para um leigo, um pai, uma mãe de família, alcançar a santidade era quase impossível. Porém, o Concílio Vaticano II desfez essa ideologia, pois a Igreja crê que as pessoas são chamadas à santidade. Todo batizado é chamado à santidade. Uma pessoa temente a Deus, mas que não é santa, quando morre vai para o purgatório, pois lá, ela passará pela santificação de sua alma. Por isso é tão importante rezarmos pelas almas do purgatório.

Todos os Santos

Mas enfim, o que é a santidade? A santidade é a perfeição do amor, perfeição da caridade. Ter o amor perfeito, a caridade perfeita, significa que a pessoa faz em tudo a vontade de Deus, seu coração está configurado a Jesus Cristo. O ser humano não é capaz de alcançar a santidade com as suas próprias forças. Para alcançarmos a santidade, nós recebemos a graça inicial e depois com uma vida de oração e caridade, Deus vai nos dando mais graça, uma graça santificante.

Como diz o Padre Paulo Ricardo: "operando na caridade e na graça de Deus, cada cristão pode fazer de sua vida uma auto-estrada para o céu".

Que você busque a santidade todos os dias de sua vida!

Se for tocar/cantar nessa missa da Solenidade de Todos os Santos, dia 06/11/2022, aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>>Sugestões de música para a missa de Solenidade de Todos os Santos

E se for cantar o salmo, temos algumas sugestões de melodias que pode te ajudar, confira aqui:

>>Melodia para o SALMO 23 - É ASSIM A GERAÇÃO DOS QUE PROCURAM O SENHOR!

Que Deus nos abençoe!

Daiana Máximo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?