Tu és Cefas e sobre esta Cefas...

O evangelho deste próximo domingo (01/07/2018) é ao mesmo tempo incrível e desafiador.

Muito se fala sobre o que pode ou não ser de fato o que Jesus disse naquele dia em Cesaréia de Felipe.

O fato histórico e revelado tem em si muito mais a nos contar do que vemos superficialmente nesta leitura.

Existem centenas de explicações e versões sobre esse evangelho, e cada qual tenta sustentar o argumento que evidencia sua religião.

Para nós Católicos este foi o momento onde a Igreja foi criada como instituição no céu e na terra, bem como a soberania de Pedro como primeiro Papa.

Para outras religiões, não passa de um fato isolado que não diz mais do que sobre a personalidade vacilante de Pedro.

Se continuarmos a leitura estendendo até o versículo 23, veremos Jesus irado com Pedro e o repreendendo fortemente.

Isso seria uma espécie de comprovação de que Jesus não estava abençoando Pedro e sim, colocando-o em seu devido lugar.

Estátua de São Pedro na praça de São Pedro

Mas vamos com calma pois esse evangelho é cheio de informação pertinentes.

Vou convidá-lo antes de tudo a ver diferente.

Em primeiro lugar imagine o tempo em que eles viviam, imagine que, diferente de você ter recebido este artigo por e-mail, mensagem, whatsapp, ou visto em qualquer rede social, tivesse que lê-lo talhado em alguma pedra por aí.

Imagine não contar com os meios de transporte, técnologia de todo tipo e não entender o mundo com a cabeça de alguém que vive neste século.

É difícil, até mesmo pelo fato de nossa cabeça de hoje ser tão distinta de uma não tão longe década, como a de 1980, que dirá então a mais de 2000 anos.

Nossa visão de mundo muda, mas os fatos não, e são neles que iremos nos atenhar.

Se coloque na época de Jesus e você agora não fala mais em Portugues, mas em grego e haramaico.

Você não vive mais em uma democracia mas em um Reinado.

Agora vamos ler o texto imaginando todas as situações possíveis para ilustrar melhor o que houve naquele dia.

Em primeiro lugar a passagem nos diz que "Chegando em Cesaréia de Felipe", e aqui já devemos buscar entender o motivo desta informação.

Ora, qual é diferença em dizer onde estavam já que nos parece que essa não é a ideia principal da passagem?

Veja, se por um lado temos Jerusalém, onde fica o Templo, onde se encontram os doutores da lei, e onde se professa o Deus único. Por outro lado temos Cesaréia de Felipe, local dos Gentios, terra de Trevas, onde Reina O Tetrarca que batizou o local com seu nome, e onde lhe prestam culto.

Este local obscuro ficava a cerca de 100km de Jerusalém e Jesus levou os discípulos até lá para conversar com eles e de certo existe algo nisso.

Este local pagão que faz fronteira com o Líbano tinha suas peculiaridades. Uma delas era que, ali ficava um local de culto pagão. Uma Pedra onde se realizavam vários cultos aos vários deuses pagãos que lá reinavam.

Mesmo com toda distância e com a clara distinção de fé entre eles, Jesus se põe a viajar esta grande distância, e aqui vale lembrar que não haviam automóveis para se deslocar, no máximo alguns animais e mesmo assim, com terreno acidentado, o que faria deste, um longo percurso.

Será que o sermão e ensinamento de Cristo seria menos eficiente em Jerusalém? Ora, para que viajar esta longa distância?

Então Cristo indaga os discípulos:

"Quem o povo diz que eu sou?"

Eles respondem que alguns pensam que Jesus é Elias ou algum dos profetas. Jesus então pergunta aos discípulos quem eles pensam que ele é. Neste ponto, Pedro toma a palavra e afirma:

"Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo".

Então Jesus respondeu:

"Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu..."

O que Jesus pretende dizer para Simão é que esta resposta foi uma revelação divina de Deus para ele. Uma confissão de fé amparada pelo próprio Deus.

"Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja..."

Assim como Deus muda o nome de vários escolhidos, ele muda o nome de Simão que significava (bambu agitado pelo vento) para Pedra.

Para entender melhor essa mudança vale a pena entender alguns pontos.

O evangelho de Mateus foi escrito em Hebreu e depois traduzido para o Grego.

No Grego e já transliterado o nome fica como PETRUS que é PETRA.

Foi dado um nome masculino para um homem que não poderia se chamar Petra, um nome feminino.

A confusão aconteceu quando anti-Católicos encontraram escritos antigos sobre Petrus como sendo pedrinha de arremesso.

Então para os que protestavam contra os Católicos, o que Jesus quis dizer era que Pedro seria uma pedrinha e Jesus sim a Rocha.

Acontece que este termo só foi encontrado em um Grego antigo e ja não utilizado na época de Jesus, além disso, pedrinha para o aramaico é Evna. Jesus falava em Aramaico e nesta língua Pedra é Cefas.

Já em grego, pedrinha é lithos, uma palavra que não foi usada na tradução de Aramaico para Grego justamente porque a tradução não poderia mudar o sentido do que era verdade de fé.

Em aramaico a passagem fica. "...Tu és Cefas e sobre esta Cefas..." O Aramaico não tem terminação diferente para gênero, então manter a palavra sem mudar o final fazia sentido, porém no grego existe assim como em português também há diferença.

De fato o nome dado a Pedro tem justamente o sentido de pedra, algo que fica claro em João I,42 quando Jesus recruta Pedro.

"Será chamado (Cefas)"

Cefas é a transliteração de Kepha, ou seja, pedra maciça em Aramaico.

É evidente, o nome dado a Pedro realmente é para designar sua missão.

Então Pedro é a pedra onde Jesus edifício sua Igreja, Sendo Jesus Pedra Angular, (pedra onde se estruturam edificações na antiguidade).

"e o poder do inferno nunca poderá vencê-la..."

Aqui podemos enfim entender o motivo de Jesus ir até Cesaréia de Felipe.

Aquele local onde se realizavam cultos pagãos era de fato um ambiente que minava a verdade da soberania de Deus sobre todos os povos,bem como aceitava o politeísmo, onde se admitem vários deuses. Mas pior que isso, o povo antigo acreditava que ali, onde havia uma caverna profunda, se encontrava o portão de ades, o acesso ao submundo, um portão para o inferno.

Cesareia de Felipe - As portas do inferno

As palavras de Jesus faziam referência àquela situação, onde ele afirmava que nunca, deuses pagãos prevaleceriam contra sua Igreja.

"Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus..."

Aqui é onde muitos se confundem achando que a chave seria dada a todos ou a quem ler a passagem, porém é fato que a chave foi concedida a Pedro.

Para entender esta questão da chave é preciso saber que, para os Judeus esta coisa de chave era comum.

Os reinados tinha um mordomo real, um portador das chaves do Reino, principalmente para quando o Rei precisava se ausentar. O portador da chave, usava uma túnica especial e era reverenciado como Pai. Logo, ao receber esta notícia, Pedro provavelmente entendeu sua missão, ser o portador das chaves do Reino de Deus enquanto ele não está.

A questão do ligar e desligar, podemos ver nos concílios onde o que é promulgado como dogma da Igreja, nunca mudou até os dias de hoje.

Esta chave que liga nos céus de fato, são influências do próprio Deus, como aquelas revelações que fizeram Pedro fazer sua confissão de fé.

Lembra do versículo 23?

Jesus repreende Pedro por ele não aceitar o sofrimento e morte de Jesus.

As bençãos e funções dadas a Pedro não mudam por isso, o que fica claro é que quando Pedro aceita o plano de Deus e fala amparado por ele, neste momento ele, juntamente com a Igreja, é infalível, mas quando faz uso de seu próprio julgamento, está sendo falível.

O fato é que Pedro foi forte o suficiente para aceitar o designo de Deus em sua missão, o primeiro dos 266 Papas que pela graça dos céus, ensinam em matéria de fé da mesma forma a mais de 2000 anos.

Aqui estão as nossas sugestões de músicas para o próximo domingo:

>>Sugestões de música para a missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

Temos duas sugestões de melodia para o Salmo deste domingo:

>> Sugestão de Melodia para o Salmo 33 - Equipe Músicas para Missa

>> Sugestão de Melodia para o Salmo 33 - Leandro Evaristo

Lembrando que você pode acessar o nosso site a qualquer momento e escolher o dia no calendário para ver as nossas sugestões de música.

Uma abençoada semana para você e sua família.

Maikon Máximo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?