João é seu nome!

O evangelho da Solenidade da Natividade de São João Batista, missa desta quarta-feira (24/06/2020), é a síntese de vários acontecimentos importantes no caminho para manutenção da salvação, começando pelo anúncio do Anjo à Maria.

A Jovem fica espantada ao receber a notícia de que sua prima que era estéril, recebera a fertilidade através da mão de Deus.

A visita de María à Isabel, onde São João vibra no ventre da Mãe ao sentir a presença do Salvador. Santa Isabel e São Zacarias não tinham filhos, mas viviam um matrimônio santo. Porém, no templo, ao duvidar do Anjo, Zacarias recebe o castigo de perder a fala.

Zacarias tinha sido sorteado para oferecer incenso no Templo. Contudo, todos ficaram surpresos ao vê-lo saindo mudo.

Vale ressaltar que para Deus os nomes têm em si um grande significado. Eles falavam muito sobre a Missão de cada um de seus escolhidos! Como Simão que significava "bambu agitado pelo vento" e veio então a se chamar Pedro, que quer dizer "Pedra". Abrão que quer dizer "Pai" e veio a ser chamado de Abraão, que quer dizer "Pai de muitos", entre outros escolhidos de Deus com seus nomes propícios.

Dessa forma, o nome do filho de Santa Isabel e São Zacarias deveria ter um sentido muito claro. Diferente dos muitos escolhidos por Deus, já em estágio de vida terrena, João fora escolhido por Deus e apresentado como plano do Altíssimo aos pais, ainda antes de nascer, visto que recebe o espírito Santo para que anuncie a chegada do Messias.

Nascimento de São João Batista

João no hebraico, formado a partir das palavras Yah, que significa "Deus", e hannah, que quer dizer "graça". Batista, vem do grego βαπτω (bapto), e que significa "mergulhar, cair".

O nome de João Batista é composto de duas origens, Gregro e Hebraico, as duas origens dos escritos originais da Bíblia. De certa forma, isso nos remete ao anúncio do evangelho. Da chegada do Messias e talvez seja um tanto que providencial o último dos profetas antes da vinda do Cristo ter um nome composto destas duas origens.

Por isso no evangelho que lemos nesta liturgia da palavra, em uma tábua, etesta Zacarias: "João é seu nome". A Graça de Deus, por aquele que batiza em seu nome. O castigo de Deus sobre Zacarias passa, pois ele entende e mais do que isso, aceita o futuro para o filho que acaba de nascer!

Se você for tocar/cantar na missa da Solenidade da Natividade de São João Batista, aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>>Sugestões de música para a missa do Solenidade da Natividade de São João Batista

E temos duas sugestões de melodia de salmo. Uma delas em versão para voz masculina e para voz masculina.

1ª Sugestão de Melodia para o salmo SALMO 138 (139) - EU VOS LOUVO E VOS DOU GRAÇAS

2ª Sugestão de Melodia (voz masculina) para o salmo SALMO 138 (139) - EU VOS LOUVO E VOS DOU GRAÇAS

2ª Sugestão de Melodia (voz feminina) para o salmo SALMO 138 (139) - EU VOS LOUVO E VOS DOU GRAÇAS

Uma boa e abençoada semana.

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?