A origem da festa de Corpus Christi

Na próxima quinta-feira a igreja celebrará a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como Solenidade de Corpus Christi.

Esta festa surgiu no século XIII na Bélgica, onde a freira Juliana de Mont Cornillon recebia visões em que o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra a Sagrada Eucaristia. E em 1247 aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège (Belgica), onde a freira morava.

Conta-se também que, na Italia, um padre chamado Pedro de Praga teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. Então, enquanto este celebrava uma missa na cripta de Santa Cristina (Bolsena, Italia), aconteceu um milagre eucarístico em que cairam gotas de sangue da hóstia consagrada, logo após a consagração.

Milagre Eucarístico de Bolsena - Italia

O papa da época (Urbano IV) residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, e ordenou ao Bispo que levasse as relíquias do milagre de Bolsena a Orvieto. O Bisto Giacomo cumpriu a ordem levando as relíquias em procissão. Quando o Papa encontrou a procissão na entrada da cidade, parou diante das relíquias eucarísticas e pronunciou em latim: "Corpus Christi".

Em seguida, em 1264, o próprio Papa Urgano IV aprovou a Bula "Transiturus de mundo", onde está prescrito que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes seja ofialmente celebrada a festa em honra do Corpo de Cristo. E quem ficou encarregado de compor o Ofício da celebração foi ninguém menos que Santo Tomás de Aquino.

Então, em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.

A procissão de Corpus Christi é a única vez no ano que o próprio Senhor sai as ruas para abençoar as pessoas, a cidade, as casas, as famílias. É a procissão mais importante do ano, por isso todo católico deve participar dessa procissão.

Abaixo você pode conferir as nossas sugestões de músicas para a missa de Solenidade de Corpus Christi, inclusive para o momento da procissão.

>>Sugestões de música para a missa de Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - Corpus Christi - Ano C

Se for cantar/tocar o salmo desta quinta-feira solene, abaixo você encontra a nossa sugestão de melodia.

>>Sugestões de melodia para o SALMO 109 (110) - TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC!

Deus nos abençoe!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?