Sejamos Luz no mundo!

Quarenta dias após o Natal a igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor. Nesta festa, que também é conhecida como a "festa das luzes", celebramos Maria e José oferecendo Jesus a Deus, assim como acontece em todas as missas.

A Lei de Moisés prescrevia que todo primogênito fosse apresentado ao templo de Jerusalém 40 dias depois do nascimento, este ritual também era conhecido como "Purificação da Mãe".

Obviamente, nem Jesus e nem Maria precisavam ser purificados, pois não tinham pecado. Entretanto, assim como Jesus se apresentou para ser Batizado, este é um ato de humildade para dar cumprimento a lei e a tradição.

Como a família de Nazaré era pobre, eles ofereceram um par de rolas (ou pombinhos), como está ordenado na Lei do Senhor, desde o tempo de Moisés.

E este sacrifício tinha o significado de os pais poderem resgatar o filho oferecido à Deus de volta pra casa.

E Deus devolve o Seu Filho para a humanidade, como luz das nações.

Observamos que no momento da apresentação do Senhor o velho Simeão, movido pelo Espírito Santo, está presente e com o menino Jesus nos braços profere o "cântico de Simeão".

Quem está habituado com a liturgia das horas sabe que este cântico é rezado todos os dias na oração das "Completas" antes de irmos dormir. O cântico de Simeão diz:

– Deixai, agora, vosso servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor.

– Pois meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações:

– uma Luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo.

É por isso que neste domingo celebraremos a "festa das luzes", pois Jesus é a Luz do mundo! A Luz que veio para iluminar todas as nações e salvá-las da escravidão do pecado.

A apresentação do Senhor

Após Simeão proferir estas palavras, ele os abençoou e se dirigiu a Nossa Senhora dizendo:

"Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma."

Jesus é "sinal de contradição".

"Contradição" significa "dizer contra". Jesus, cabeça e corpo místico e santíssimo (a Igreja), vai contra o que o mundo ensina. Jesus foi perseguido e morto pelo que ele disse, sendo contra o que o mundo pregava. E também a doutrina da igreja sempre foi "sinal de contradição", sendo contra o que o mundo ensina. Contra o aborto, contra a eutanásia, contra a fertilização in-vitro, contra a ideologia de gênero, etc.

E para fazermos parte do corpo de Cristo, devemos também nós sermos contradição ao mundo. Devemos ser luz onde estivermos. Não podemos simplesmente nos conformar e nos adaptar ao mundo, o mundo que deve ser adequar ao evangelho e se voltar a Deus.

Para completar esta nossa reflexão, já falamos aqui sobre Maria, José, Jesus e Simeão. Mas temos também uma outra pessoa presente nesta passagem da Apresentação do Senhor que é a profetiza Ana. Uma Senhora de mais de oitenta anos de idade, viúva desde a juventude, que servia a Deus com jejum e oração.

E aqui gostaria de te chamar a atenção para o fato de que não podemos servir a Deus apenas com a música na missa. Antes de sermos músicos, nós somos Católicos! E Jejum, oração e penitência devem fazer parte da vida do católico, isto também é um serviço à Deus. Talvez até maior do que a música.

Então, neste dia em que vamos festejar a apresentação da Luz do mundo à humanidade, sejamos nós servidores da Luz através da música, mas também, como bons católicos, através do silêncio, do jejum, da oração e da penitência.

Para quem for cantar/tocar na missa deste dia 02/02/2020, as nossas sugestões de músicas estão neste link:

>> Sugestões de músicas para a missa da Festa da Apresentação do Senhor

E se for cantar o salmo na missa, também gravamos uma melodia que você pode acessar aqui:

>> Melodia para o SALMO 23 (24) - O REI DA GLÓRIA É O SENHOR ONIPOTENTE!

Que Jesus viva em nós e sejamos luz onde estivermos!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?