Sejamos Luz no mundo!
Quarenta dias após o Natal a igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor. Nesta festa, que também é conhecida como a "festa das luzes", celebramos Maria e José oferecendo Jesus a Deus, assim como acontece em todas as missas.
A Lei de Moisés prescrevia que todo primogênito fosse apresentado ao templo de Jerusalém 40 dias depois do nascimento, este ritual também era conhecido como "Purificação da Mãe".
Obviamente, nem Jesus e nem Maria precisavam ser purificados, pois não tinham pecado. Entretanto, assim como Jesus se apresentou para ser Batizado, este é um ato de humildade para dar cumprimento a lei e a tradição.
Como a família de Nazaré era pobre, eles ofereceram um par de rolas (ou pombinhos), como está ordenado na Lei do Senhor, desde o tempo de Moisés.
E este sacrifício tinha o significado de os pais poderem resgatar o filho oferecido à Deus de volta pra casa.
E Deus devolve o Seu Filho para a humanidade, como luz das nações.
Observamos que no momento da apresentação do Senhor o velho Simeão, movido pelo Espírito Santo, está presente e com o menino Jesus nos braços profere o "cântico de Simeão".
Quem está habituado com a liturgia das horas sabe que este cântico é rezado todos os dias na oração das "Completas" antes de irmos dormir. O cântico de Simeão diz:
– Deixai, agora, vosso servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor.
– Pois meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações:
– uma Luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo.
É por isso que neste domingo celebraremos a "festa das luzes", pois Jesus é a Luz do mundo! A Luz que veio para iluminar todas as nações e salvá-las da escravidão do pecado.
Após Simeão proferir estas palavras, ele os abençoou e se dirigiu a Nossa Senhora dizendo:
"Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma."
Jesus é "sinal de contradição".
"Contradição" significa "dizer contra". Jesus, cabeça e corpo místico e santíssimo (a Igreja), vai contra o que o mundo ensina. Jesus foi perseguido e morto pelo que ele disse, sendo contra o que o mundo pregava. E também a doutrina da igreja sempre foi "sinal de contradição", sendo contra o que o mundo ensina. Contra o aborto, contra a eutanásia, contra a fertilização in-vitro, contra a ideologia de gênero, etc.
E para fazermos parte do corpo de Cristo, devemos também nós sermos contradição ao mundo. Devemos ser luz onde estivermos. Não podemos simplesmente nos conformar e nos adaptar ao mundo, o mundo que deve ser adequar ao evangelho e se voltar a Deus.
Para completar esta nossa reflexão, já falamos aqui sobre Maria, José, Jesus e Simeão. Mas temos também uma outra pessoa presente nesta passagem da Apresentação do Senhor que é a profetiza Ana. Uma Senhora de mais de oitenta anos de idade, viúva desde a juventude, que servia a Deus com jejum e oração.
E aqui gostaria de te chamar a atenção para o fato de que não podemos servir a Deus apenas com a música na missa. Antes de sermos músicos, nós somos Católicos! E Jejum, oração e penitência devem fazer parte da vida do católico, isto também é um serviço à Deus. Talvez até maior do que a música.
Então, neste dia em que vamos festejar a apresentação da Luz do mundo à humanidade, sejamos nós servidores da Luz através da música, mas também, como bons católicos, através do silêncio, do jejum, da oração e da penitência.
Para quem for cantar/tocar na missa deste dia 02/02/2020, as nossas sugestões de músicas estão neste link:
>> Sugestões de músicas para a missa da Festa da Apresentação do Senhor
E se for cantar o salmo na missa, também gravamos uma melodia que você pode acessar aqui:
>> Melodia para o SALMO 23 (24) - O REI DA GLÓRIA É O SENHOR ONIPOTENTE!
Que Jesus viva em nós e sejamos luz onde estivermos!
Gustavo