Venceu a morte!

Para os dias de hoje, na nossa realidade, a ressurreição parece algo fantasioso, algo impossível. De fato, nascemos, crescemos e morremos, e em nós fica aquela insegurança de crer que a ressurreição é de fato uma verdade.

O evangelho do Domingo de Páscoa nos fala sobre uma verdade de fé. Vale ressaltar que aqueles que falavam historicamente de Jesus, como Tácito e Flávio Josefo. Apesar de não darem a Jesus um título glorioso de Ungido, citaram Jesus na história pelo fato dele realmente ter existido.

Na obra inacabada de Tácito (Anales) ou seja de ano a ano, o autor descreve:

"...Christus, o que deu origem ao nome cristão, foi condenado à extrema punição [i.e crucificação] por Pôncio Pilatos, durante o reinado de Tibério..."

E ele ainda se refere a Cristo como um nome pessoal, o que confirma a tendência iniciada no Novo Testamento de referir-se a Jesus Cristo, por Cristo. De fato Jesus pisou essa Terra, cabe a nós ter a fé em sua vinda messiânica e em seu plano de Salvação junto a Deus Pai.

Na descrição desse evangelho, vemos como algo que não é novidade em todo o decorrer da história de Jesus e seus discípulos, a primasia de Pedro. Quando Maria Madalena avisa aos demais sobre o suposto sumisso de Jesus, Pedro e o Discípulo Amado, o qual os primeiros Padres descrevem como sendo João, correm a caminho do santo sepulcro. Apesar de João ter corrido mais rápido que Pedro, João olha para dentro do túmulo e espera Pedro adentra-lo para só assim depois fazer o mesmo. Por que isso ocorre?

Pedro sempre teve um destaque nos evangelhos. A bíblia sempre descreve os discípulos começando pelo nome de Pedro.

  • Pedro é o objeto da primeira mediação divina na Era da Igreja (um anjo o liberta da prisão - At 12,1-17).
  • Pedro é distinto dos demais apóstolos (Mc 1,36; Lc 9,28.32; At. 2,37; 5,29; 1Cor 9,5).
  • Pedro foi o primeiro a confessar a divindade de Cristo (Mt 16,16).
  • Pedro escreve sua primeira epístola a partir de Roma, conforme atesta a maioria dos estudiosos, como bispo dessa cidade e como bispo universal (ou papa) da Igreja primitiva. "Babilônia" (1Pd 5,13) é codinome para Roma.
  • Pedro é sempre o porta-voz dos demais apóstolos, especialmente durante os momentos decisivos (Mc 8,29; Mt 18,21; Lc 9,5; 12,41; Jo 6,67ss).

Além desses motivos existem ainda vários outros, mas já dá pra notar a importância de Pedro aos demais e ao plano de Deus.

Voltemos então ao evangelho.

Jesus de fato não está lá! Ele disse que iria reconstruir o Templo em três dias e assim o fez. Cristo falava de seu corpo, e apesar de o evangelho desse domingo terminar por aqui e ainda dizer que os discípulos não entenderam ainda muito bem a escritura, sabemos bem o desenrolar dessa história.

Domingo de páscoa

A páscoa significa aos Judeus a festa da liberdade do povo escravizado no Egito. A páscoa para nós Católicos, significa Jesus realizando aquilo que estava escrito, vindo a nós como Salvador, não apenas do Egito, mas de toda humanidade. Aquele prefigurado em Isaac, Melquisedeque, no cordeiro perfeito servido aos hisraelitas o qual nenhum de seus ossos foram quebrados, aquele que é da linhagem de Davi, aquele o qual transfigurado é chamado de filho por Deus.

Viva Jesus Cristo pois a vida venceu a morte! E agora temos um motivo para existir!

E se você for no ministério da música nesta Semana Santa. Fique atento às músicas específicas de cada momento. Confira abaixo os links para as nossas sugestões de músicas para cada momento.

Nesta semana especial temos no Tríduo Pascal muitas situações que envolvem música cheias de significado, então vamos lá!

Por fim, no domingo de páscoa começamos um novo tempo litúrgico: Tempo Pascal!

Gostou do post? Quer saber mais sobre a igreja?

Entre em contato e saiba como levar uma Palestra, Formação, Luau e/ou Show com Maikon Máximo para tua cidade, catequese, paróquia, grupo, pastoral...

Estado de São Paulo: 11989650018 - Letícia Demais regiões: 3384478524 - Farlei

Uma abençoada Semana Santa para você e sua família!

Maikon Máximo.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?