Maria e a Arca da Aliança

Maria foi um instrumento para que Jesus fosse gerado. Por isso foi por meio da Virgem Maria que nos vieram todas as graças. Graças de Deus. Pois quem é meio, é mediador. Maria é mediadora porque Deus quis vir a nós por meio dela.

Para entender o evangelho deste domingo é imprescindível ver parte da primeira leitura e perceber como a liturgia se completa com excelência.

Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança.

Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas..."

"Assunção de Nossa Senhora"

A visão de São João no Apocalipse, mostra a Arca da Aliança e logo após, Nossa Senhora. Tanto que em Ap 12,2 o texto nos expecifica. "Estava Grávida". De quem? Fácilmente podemos perceber que de Cristo.

Mas, o que a Arca da Nova Aliança tem a ver com Nossa Senhora? Pois prepare-se! Nossa jornada será reveladora e incrível! Porém não se engane. Eu não sou ninguém aqui, apenas um mero transmissor da incrível sabedoria dos Pais da Igreja, que inclusive já sabiam desta relação muito antes de nós podermos usar energia elétrica.

Maria é importantíssima e caríssima para Deus. E é por isso que na Ladainha de Nossa Senhora, ela recebe inúmeros títulos. Adjetivos estes, que fazem justiça a sua imensurável colaboração com o plano de Salvação.

O Evangelho deste domingo fala da visita de María a sua parenta Isabel. Muito mais que uma visita, já que a Mãe de Jesus fica por três Meses na casa de Isabel. De fato, a Virgem Santíssima tinha em si o ardor de servir e mesmo grávida, sabendo da idade avançada de Isabel, fica com ela.

Agora precisamos entender as prefigurações do Antigo testamento, colocadas de uma forma incrivelmente sútil e ao mesmo tempo escancarada no encontro de Maria e Isabel.

Como podemos ver no capítulo 6 do 2º Livro de Samuel.

Assim como Nossa senhora foi até Isabel, Davi, apressado, parte com a Arca da Aliança, para a Judeia (IISm 6,2) E então a Arca permanece três meses na casa de um homem chamado Obed-Edon (IISm 6, 11).

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Da mesma forma Davi pula de alegria diante da Arca de Aliança (IISm 6, 16)

Mas não param por aí as coincidências. Na Arca, haviam três coisas. Uma porção do Maná, prefigurando o Pão descido do Céu, que é o próprio Cristo. As Tábuas da Lei, prefigurando o Verbo encarnado, que é o próprio Cristo. E a vara de Aarão, irmão de Moisés, que foi o primeiro Sumo Sacerdote, prefigurado no próprio Jesus, que, ao se oferecer na Eucaristia e renovando seu sacrifício como vítima e sacerdote em toda missa, torna-se o eterno Sumo Sacerdote. Ou seja, estas três coisas contidas no interior da Arca, prefiguravam o próprio Cristo, que esteve no ventre de sua Mãe, María.

Existe uma relação muito grande entre a Arca e Nossa Senhora. Além disso, quando a Arca desapareceu, Deus tem uma promessa para Jeremias. O desaparecimento da Arca é narrado no livro de II Macabeus, onde o profeta Jeremias mandou que levassem a Arca até o monte Nebo para ali, esconde-la em uma caverna (IIMac 2). Quando chegou ao mesmo monte que subiu Moisés, descobriu uma caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernáculo e o altar dos perfumes; em seguida, tapou a entrada. Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas não puderam achá-lo. Quando Jeremias soube, repreendeu-os e disse-lhes que esse lugar ficaria desconhecido, até que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericórdia.

"Então revelará o Senhor o que ele encerra e aparecerá a glória do Senhor como uma densa nuvem, semelhante à que apareceu sobre Moisés e quando Salomão rezou para que o templo recebesse uma consagração magnífica” (IIMac, 2, 4-7).

Então, voltamos novamente à primeira leitura deste domingo. Onde no livro do Apocalipse, mais precisamente no primeiro versículo do capítulo 12, a Arca da Nova Aliança reaparece justamente da forma que Deus revelara a Jeremias.

A Arca era o sinal visível da presença de Deus, e é por isso que Maria aparece em seguida da Arca. Pois Maria é o Sinal visível da Nova Aliança e por isso, todos estes sinais foram vistos na visita a sua parenta Isabel.

As belezas não param por aí e a Igreja em sua enorme sapiência ensina muitas outras, neste caso diante da minha incapacidade de transmitir tal sabedoria, cito mais uma, e pra mim uma das mais bonitas prefigurações deste episódio.

Veja este trecho do Evangelho que juntos da Igreja, analisamos: Quando Maria parte apressada para a Judéia, Isabel exclama:

"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar.

E também, quando a Arca da Aliança foi trazida perante o rei Davi, ele disse: "Como pode a Arca do Senhor vir a mim?" (IISamuel 6, 9).

Enfim notamos que, Maria e a Arca estavam da mesma forma indo para a região montanhosa da Judá.

Honrar Maria é entender que ela é de fato um sinal visível da presença de Deus.

Se você for tocar/cantar a missa da Solenida de da Assunção de Nossa Senhor, aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>>Sugestões de música para a missa de SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

E temos quatro sugestões de melodias para o salmo desta missa, confira aqui:

>> Melodia 1 para o SALMO 44 - A VOSSA DIREITA SE ENCONTRA A RAINHA, COM VESTE ESPLENDENTE DE OURO DE OFIR (Equipe Músicas para Missa)

>> Melodia 2 para o SALMO 44 - A VOSSA DIREITA SE ENCONTRA A RAINHA, COM VESTE ESPLENDENTE DE OURO DE OFIR (Leandro Evaristo)

>> Melodia 3 para o SALMO 44 - A VOSSA DIREITA SE ENCONTRA A RAINHA, COM VESTE ESPLENDENTE DE OURO DE OFIR (Marcus Lima)

>> Melodia 4 para o SALMO 44 - A VOSSA DIREITA SE ENCONTRA A RAINHA, COM VESTE ESPLENDENTE DE OURO DE OFIR (Pâmela e Fernando)

Que Nossa Senhora, a Arca da Nova Aliança, interceda por nós no céu.

Deus nos abençoe!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?