Ele subiu e nos enviou o que precisamos para sermos Discípulos

"Não vos afasteis de Jerusalém" é uma ordem de Jesus, escrita em Atos dos Apóstolos 1, 4 na primeira leitura da liturgia deste domingo da Ascenção do Senhor. Jerusalém na época de Jesus era o centro do Judaísmo, o Templo de Deus. E não tem nada de errado nisso, naquele tempo, nós cristãos seríamos Judeus. Jesus era Judeu. Mas o Judaísmo teve um desmembramento depois de Cristo: Nasceu o Cristianismo.

Uma diferença básica entre nós Cristãos e o Judeus atuais é que nós recebemos e aceitamos o discernimento do Espírito Santo para entender que a nova Jerusalém é a Igreja Católica, hoje centralizada em Roma.

A cidade de Jerusalém continua a existir, mas a interpretação da Nossa Igreja Católica Apostólica Romana sobre a "Jerusalém" que Jesus se refere é que "Jerusalém" não é só a cidade geograficamente, mas o "Templo" de Deus. E se o Deus Encarnado (Jesus) começou em Pedro a igreja Dele. Onde está o nosso atual Pedro (Papa) está a nossa Jerusalém, ou seja, Roma.

Essa ordem de Jesus de não nos afastarmos da Igreja Dele, vem seguida de outra ordem aos apóstolos:

Mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: "João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias." (At 1,4-5)

Jesus deu esta ordem após a sua ressureição, enquanto ainda estava entre nós fisicamente. E antes de subir aos ceus, Ele ainda nos ensinou sobre o tempo de Deus, o Kairós. Não cabe a nós saber antecipadamente os planos de Deus. Cabe a nós entregarmos nossa alma para recebermos o Espírito Santo!

Após vários ensinamentos como este, Jesus subiu aos céus.

Ascensão do Senhor

Na segunda leitura São Paulo nos traz a realidade dogmatica de que Cristo é a "cabeça" e a Igreja é o "corpo". São Paulo escreve isso sob a luz do Espírito Santo.

Sim, Ele (Jesus) pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. (Ef 1, 22-23)

Foi Jesus quem instituiu a Igreja Católica Apostólica Romana sobre a primazia de Pedro. E é Ele, Nosso Senhor Jesus Cristo, que a mantém inabalável.

Mas sabendo que nós não conseguiríamos seguir os Seus ensinamentos por nós mesmos, Ele subiu ao céu e nos enviou o Espírito Santo, que é o que precisamos para sermos Seus discípulos.

É muito importante reconhecer esse fato: Sem o Espirito Santo não somos nada!

E já que recebemos dons do Espírito Santo, vamos usá-los para evangelizar e produzir bons frutos, não é mesmo?

Confira aqui abaixo as nossas sugestões de músicas para a missa deste domingo da Ascensão do Nosso Senhor.

>>Sugestões de música para a missa de Ascensão do Senhor - Ano C

Se for cantar/tocar o salmo, temos uma sugestão de melodia para te sugerir. Confira no link abaixo.

>>SALMO 46 - POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA

Que você aplique os dons recebidos do Espírito Santo onde você estiver.

Deus nos abençoe!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?