Ele subiu e nos enviou o que precisamos para sermos Discípulos
"Não vos afasteis de Jerusalém" é uma ordem de Jesus, escrita em Atos dos Apóstolos 1, 4 na primeira leitura da liturgia deste domingo da Ascenção do Senhor. Jerusalém na época de Jesus era o centro do Judaísmo, o Templo de Deus. E não tem nada de errado nisso, naquele tempo, nós cristãos seríamos Judeus. Jesus era Judeu. Mas o Judaísmo teve um desmembramento depois de Cristo: Nasceu o Cristianismo.
Uma diferença básica entre nós Cristãos e o Judeus atuais é que nós recebemos e aceitamos o discernimento do Espírito Santo para entender que a nova Jerusalém é a Igreja Católica, hoje centralizada em Roma.
A cidade de Jerusalém continua a existir, mas a interpretação da Nossa Igreja Católica Apostólica Romana sobre a "Jerusalém" que Jesus se refere é que "Jerusalém" não é só a cidade geograficamente, mas o "Templo" de Deus. E se o Deus Encarnado (Jesus) começou em Pedro a igreja Dele. Onde está o nosso atual Pedro (Papa) está a nossa Jerusalém, ou seja, Roma.
Essa ordem de Jesus de não nos afastarmos da Igreja Dele, vem seguida de outra ordem aos apóstolos:
Mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: "João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias." (At 1,4-5)
Jesus deu esta ordem após a sua ressureição, enquanto ainda estava entre nós fisicamente. E antes de subir aos ceus, Ele ainda nos ensinou sobre o tempo de Deus, o Kairós. Não cabe a nós saber antecipadamente os planos de Deus. Cabe a nós entregarmos nossa alma para recebermos o Espírito Santo!
Após vários ensinamentos como este, Jesus subiu aos céus.
Na segunda leitura São Paulo nos traz a realidade dogmatica de que Cristo é a "cabeça" e a Igreja é o "corpo". São Paulo escreve isso sob a luz do Espírito Santo.
Sim, Ele (Jesus) pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. (Ef 1, 22-23)
Foi Jesus quem instituiu a Igreja Católica Apostólica Romana sobre a primazia de Pedro. E é Ele, Nosso Senhor Jesus Cristo, que a mantém inabalável.
Mas sabendo que nós não conseguiríamos seguir os Seus ensinamentos por nós mesmos, Ele subiu ao céu e nos enviou o Espírito Santo, que é o que precisamos para sermos Seus discípulos.
É muito importante reconhecer esse fato: Sem o Espirito Santo não somos nada!
E já que recebemos dons do Espírito Santo, vamos usá-los para evangelizar e produzir bons frutos, não é mesmo?
Confira aqui abaixo as nossas sugestões de músicas para a missa deste domingo da Ascensão do Nosso Senhor.
>>Sugestões de música para a missa de Ascensão do Senhor - Ano C
Se for cantar/tocar o salmo, temos uma sugestão de melodia para te sugerir. Confira no link abaixo.
>>SALMO 46 - POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA
Que você aplique os dons recebidos do Espírito Santo onde você estiver.
Deus nos abençoe!
Gustavo