Uma história que vale a pena contar.

No evangelho da liturgia do próximo Domingo da Ascensão do Senhor, Jesus apresenta aos apóstolos um pedido muito direto.

"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!..."

O ponto crucial desta passagem é entender que Jesus falando aos discípulos, dizia à eles exclusivamente. O que pode nos confundir é que, como o pedido de Cristo é algo claro tambem a nós, dá a impressão de que o que ele disse aos onze, serviria em geral para todos nós. Mas vejamos o que Cristo afirma.

"...Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado..."

Vale a pena entender essa parte, veja: É dogma da Igreja Católica que "fora dela não há salvação". Isso foi proclamado pelo Concílio IV de Latrão.

Da mesma forma como os que estavam fora da arca de Noé perderam a vida no dilúvio, assim perecerão todos os que ficarem conscientemente fora da Igreja Católica. Veja bem, os concientes, pois os que não têm conhecimento da verdade poderão ser salvos pelos méritos da Igreja, portanto, aqueles que estão materialmente fora da Igreja, mas espiritualmente dentro, por um desejo firme de praticar a lei natural, e que estão fora da Igreja, porque a desconhecem por ignorância invencível, esses pertencem à alma da Igreja, e podem receber a salvação.

Ascensão do Senhor

Jesus então explica que eles terão dons para ajudá-los na propagação do evangelho, mas como entender os dons? O primeiro passo é lembrar que Jesus falava aos discípulos.

Deus concede os dons quando são necessários para a conversão dos homens, como o foi para a expansão do cristianismo em seu início.

No trecho, Jesus fala exclusivamente aos Apóstolos, e não a todas as pessoas. Cristo está dando a eles o mandato de ensinar e de batizar, convertendo todas as gentes. Para que os Apóstolos tivessem sucesso em sua missão, foram cumulados de dons e graças, como o exorcismo e o dom das línguas.

Perceba que nenhum mal poderia impedir o avanço dos Apóstolos, como o veneno das Serpentes ou se viessem a ingerir venenos.

Se tirarmos um paralelo disso, nós também, sendo propagadores do evangelho não seríamos atingidos por esses males! Por isso, fique atento para que não seja vítima de uma serpente e perecer!

Essa proteção não é para todo homem justamente pelo fato dessas palavras serem direcionadas aos apóstolos, o que de forma extraordinária não é impossível caso seja o desejo do Senhor.

No início da Igreja, os Apóstolos precisavam converter muitos homens de terras e línguas diversas, e não havia tempo para aprenderem suas línguas: Deus então concede o dom das línguas, que é um dom pelo qual a pessoa fala em sua língua e todos os demais entendem em suas próprias línguas. Bem como apesar de serem mártires, o mal não os destruiria e seriam conservados para que cumprissem o que Deus os incumbiu de realizar!

A salvação de Cristo vem pela Igreja. Foi a ela que Cristo incumbiu de difundir o que Ele ensinou, e de batizar em seu nome, assim como de administrar os demais sacramentos que Ele mesmo insituiu.

O envangelho acaba assim:

"O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam."

Cristo faz também um convite pessoal a cada um de nós! Seguir os passos daqueles que, protegidos e amparados por ele ensinaram, para que possamos passar a diante o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se for tocar/cantar na missa da Ascensão do Senhor, confira as nossas sugestões de músicas.

>>Sugestões de música para a missa da Ascensão do Senhor

E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:

>>Melodia para o SALMO 46 - POR ENTRE ACLAMAÇÕES DEUS SE ELEVOU, O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA

Uma abençoada semana para você e sua família!

Maikon Máximo.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?