Amar o inimigo é difícil!

A liturgia da palavra deste próximo 7° domingo do tempo comum (20/02/2022) nos trás leituras que nos faz refletir sobre amor incondicional a todos os nossos irmãos, incluindo, principalmente nossos inimigos.

Você deve lembrar que Jesus encarnou e se entregou na Cruz por amor a mim e a você, para nos salvar, nos livrar da morte. Deus nos quer vivos! Ele é o Deus dos vivos!

A primeira leitura nos mostra Davi inspirado pelo Espírito Santo sendo misericordioso com Saul, que era seu "adversário político". Note que Saul foi entregue por Deus nas mãos de Davi, que poderia simplesmente matá-lo, mas preferiu a vida. É isto que Deus quer pra nós: a vida!

Por isto, antes de qualquer coisa, não precisamos nem entrar em discussão de que, se você é católico, DEVE ser contra o aborto. Pois o aborto é um assassinato, o que também significa que vai totalmente contra aos o que Jesus está nos ensinando na da liturgia deste domingo.

Mas continuando a reflexão sobre o episódio de Davi com a possibilidade de matar Saul. Hoje em dia com toda a polaridade política que vivemos em nosso país, vemos o ódio no meio do povo, alguns até desejando a morte dos inimigos políticos em seu íntimo. Exatamente o contrário que Deus quer de nós.

Amar o inimigo

O Santo Evangelho nos apresenta um pedido de Nosso Senhor Jesus Cristo: amais os vossos inimigos. E nos ensina também que a forma com que procedermos com os outros, especialmente os nossos inimigos, Deus também nós tratará da mesma forma.

Mas eu sei que amar os nossos inimigos é difícil. Se você reparar na segunda leitura, São Paulo apresenta a diferença entre o primeiro homem, Adão, de natureza terrestre marcada pelo pecado. E o segundo Adão, o Cristo, de natureza celeste, que ressuscitou.

Nós vivemos uma luta cotidiana para migramos da nossa natureza terrestre para a celeste. Todos os dias precisamos desligar o que nos prende ao pecado, o que nos faz terrestre, e buscar o alto, ressuscitar revestidos do Espírito de Deus, celeste.

É muito difícil ser santo. Não é? Mas é possível e só o caminho da santidade é capaz de nos salvar! Portanto se desligue do pecado, se desligue do que te prende na natureza pecadora, vá ao contrário do que é mundano, busque o céu, busque se tornar um ser humano capaz de estar na presença de Deus, no céu, torne-se um cidadão celeste.

Amar o inimigo é difícil enquanto estivermos presos ao homem terrestre, que busca vingança, ódio e até a morte. Amar incondicionalmente o inimigo só é possível se refletirmos a imagem do homem celeste, Nosso Senhor Jesus Cristo, em nossa vida.

Se você e seu grupo for tocar/cantar a missa deste 7º domingo do tempo comum - Ano C (20/02/2022), aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>> Sugestões de música para a missa do 7º domingo do tempo comum - Ano C

E se for cantar o salmo, temos duas sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:

>> Melodia para o SALMO 102 (103) - O SENHOR É BONDOSO E COMPASSIVO (Equipe Músicas para Missa)

>> Melodia para o SALMO 102 (103) - O SENHOR É BONDOSO E COMPASSIVO (Paulo Neto)

Que Deus nos abençoe!

Gustavo

P.S.: Lembrando que no nosso site tem um calendário em todas as páginas (no canto direito) onde você pode escolher o dia da missa que você vai tocar/cantar e ver as nossas sugestões de músicas junto com as leituras da liturgia da palavra.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?