Sejamos bons ramos!

O evangelho do próximo domingo (02/05/2021) fala sobre a figura de linguagem usada por Jesus ao nos mostrar que ele é como uma videira e o Pai o agricultor.

O salmo 104 (v.15) afirma: A verdadeira vinha de Deus, a videira verdadeira, é Jesus, que com Seu sacrifício de amor nos doa a salvação, nos abre o caminho para ser parte desta vinha.

O vinho tem um sentido muito mais intenso do que simplesmente sua função social. O vinho foi a oferta de Jesus preconizada com Melquisedeque. A matéria transubstanciada para ser por e para nós alimento da nossa Salvação.

“O ramo unido e em conjunto com o tronco produz fruto não por virtude própria, mas em virtude do tronco..." (São Francisco de Sales)

Jesus e a videira

Somos nós os ramos que ao dar mal fruto é podado! Se dá bom fruto, não por mérito mais por conter bom ato do tronco, este então é limpo, para que de mais frutos.

Existem aqui dois mistérios desta realidade de Deus. De modo que muitas pessoas que conservam o bem e o fazem, em determinado momento acabam sentindo-se injusticadas por estarem no bom caminho e gerando bons frutos e de repente, perdem tudo ou muito de suas vidas. Pode parecer algo ruim demais, mas talvez seja essa a hora de gerar novos frutos, até mesmo melhores que os anteriores. Talvez então, seja o agricultor limpando os galhos para uma nova e mais frutuosa colheita.

O galho que não gera bons frutos também pode ser podado. Assim como um assassino é tirado do convívio social, ou um traficante impedido de influenciar outras pessoas.

É preciso estar junto a Cristo e vivendo por e com ele, principalmente por aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

Em um sermão sobre o mesmo evangelho disse sabiamente nosso querido Papa Emérito Bento XVI:

"O verdadeiro “permanecer” em Cristo garante a eficácia da oração, como diz o beato cisterciense Guerric d'Igny: “Oh Senhor Jesus... sem Ti não podemos fazer nada. Tu, de fato, és o verdadeiro jardineiro, criador, cultivador e guardião de seu jardim, que planta com Tua palavra, irriga com Teu espírito, faz crescer com Tua potência” (Sermo ad excitandam devotionem in psalmodia, SC 202, 1973, 522). Queridos amigos, cada um de nós é como um ramo, que vive somente se cresce cada dia, na oração, na participação aos Sacramentos, na caridade, a sua união com o Senhor. E quem ama Jesus, videira verdadeira, produz frutos de fé para uma colheita espiritual abundante. Suplicamos à Mãe de Deus para que permaneçamos firmemente implantados em Jesus e cada ação nossa tenha Nele o seu início e Nele o seu cumprimento."

Com esta brilhante fala de nosso maior Teólogo ainda entre nós finalizo dizendo. Seguir Jesus é Cruz! Ramos são podados para deixar de gerar o mal, mas também os bons galhos são limpos para gerar mais frutos. Toda soberba alimentada seja podada e mesmo os bons resultados, que não perdurem muito tempo, pois até a mais bela fruta com tempo tende a apodrecer e morrer. Seja o bom fruto consumido em boa hora, e seja o bom galho preparado pra gerar mais do que é bom, levando consigo todo rastro do que leva ao mal.

Se for tocar/cantar na missa deste 5º Domingo da Páscoa, não se esqueça de conferir as nossas sugestões de músicas.

>> Sugestões de música para a missa do 5º Domingo da Páscoa

Também temos duas sugestões de melodias para o salmo deste domingo.

>> 1ª Sugestão de melodia para o SALMO 21 (22) - SENHOR SOIS MEU LOUVOR EM MEIO À GRANDE ASSEMBLÉIA! (Equipe Músicas para Missa)

>> 2º Sugestão de melodia para o SALMO 21 (22) - SENHOR SOIS MEU LOUVOR EM MEIO À GRANDE ASSEMBLÉIA! (André Zamur)

Uma abençoada semana para você e sua família!

Maikon Máximo.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?