Reconheçamos a voz do verdadeiro pastor!

A liturgia deste 4o domingo do tempo pascal nos adverte para a importância da conversão, a correção no rumo da nossa vida para alcançarmos o Céu.

Após termos um ato de fé e compreendermos que Jesus é realmente o caminho, nossa única opção é a mudança de vida, pois ele é o nosso verdadeiro e único pastor.

Devemos entender que esta conversão para Cristo, nossa luz, nossa meta, nos leva a um caminho difícil e sofrido. Entretanto se mantivermos nosso olhar em Cristo, viveremos este caminho de cruz com entusiasmo, pois Cristo está conosco nos ajudando a carregar a nossa cruz. Ele nunca nos abandona! Ele é a porta para onde devemos apontar e o nosso verdadeiro pastor, amigo, a quem devemos confiar a nossa vida!

O evangelho deste domingo apresenta Jesus como o bom pastor que as ovelhas escutam e confiam. Além disso, ao explicar a parábola Jesus se apresenta como "a porta" do redil.

Vamos contextualizar essa parábola...

Jesus usou o pastoreio como exemplo na parábola, pois esta era a principal atividade econômica do povo de Israel, assim eles poderiam entender a mensagem de Jesus no seu próprio contexto.

Os pastores daquela época geralmente eram pobres e tinham que defender sozinhos o seu rebanho. Por conta dos frequentes assaltos, eles se uniam para guardar suas ovelhas em um grande redil, onde eles revezavam quem seria o "guarda" da noite.

Redil (ou aprisco, curral) é um lugar cercado que só tem uma única porta.

Após a noite de sono, os pastores vinham até o redil para buscar o seu rebanho. Bastava o pastor chamar as suas ovelhas da porta, que elas reconheciam a voz do pastor.

O ladrão que tentava roubar as ovelhas nunca vinha pela porta do redil, pois ali estava o guarda. O ladrão tentava transpassar a cerca para roubar as ovelhas.

O Bom Pastor

Jesus se apresenta como nosso pastor. E mais, ele se apresenta como a própria porta! A porta do Céu para nós. Se Ele é a única porta, é para ele que devemos apontar, caso contrário vamos dar com a cara no muro, ou seremos levados para sempre pelo assaltante.

Perceba que nós também temos amigos que nos apontam para esta verdadeira porta. Temos exemplos de santos que chegaram à porta e deixaram seus rastros. É fácil perceber quem é amigo verdadeiro, pois ele aponta para a porta, para Jesus. Inclusive, nos ajuda a seguir o caminho correto, caminhando conosco até o nosso pastor.

Mas temos também os que tentam nos levar para o caminho falso. Pense um pouco, quantas vezes você se machucou seguindo caminhos errados? Quantas vezes você foi iludido pela voz de um desconhecido, um "assaltante"? E o mais triste é que vemos muitos iludidos pela voz de falsos pastores.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida!

Ele é o verdadeiro pastor à quem devemos confiar a nossa vida!

Se for tocar/cantar na missa deste 4º domingo do tempo pascal, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.

>>Sugestões de música para a missa do 4º domingo do tempo pascal

Se for cantar/tocar o salmo, temos uma sugestão de melodia. Confira no link abaixo.

>>SALMO 22 - O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ; PARA AS ÁGUAS REPOUSANTES ME ENCAMINHA

Boa páscoa!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?