Jesus é a Palavra de Deus

No próximo domingo, dia 26/01/2019, vamos celebrar o 3º Domingo do Tempo Comum - Ano C e as leituras deste domingo nos trazem em seu centro as Sagradas Escrituras.

A primeira leitura se contextualiza em um momento difícil da história do povo de Deus, o retorno do exílio da Babilônia.

Neste momento em que eles voltam para Jerusalém, a cidade é encontrada completamente destruída, completamente diferente daquela bela cidade que eles tiveram que deixar.

Todo o povo chorava, pois toda aquela desolação tinha sido causada por eles mesmos ao transgredirem a lei, e eles tomaram consciência disso.

E neste momento de começo da restauração o povo fixa suas fundações, não mais no templo, mas na Palavra de Deus.

É interessante notar que a Palavra de Deus é a primeira luz naquele ambiente de tristeza, choro e desolação. E junto com a palavra vem a esperança e a alegria.

"a alegria do Senhor será a vossa força"

As pessoas confundem um pouco alegria com prazer. Alegria é a satisfação da alma, enquanto prazer é a satisfação do corpo.

Nós não precisamos de dinheiro, nem nada material para ter alegria. Dinheiro não gera alegria. O dinheiro pode sim, potencializar a alegria, mas nunca gerá-la, a alegria está diretamente ligada ao nosso estado espiritual.

É importante ter este discernimento. Talvez aquela ceia que você pode proporcionar a uma família pobre (como a família de Nazaré), gere muito mais alegria do que aquele presente caro que você está pensando em dar pro seu filho e que no final das contas ficará jogado num canto, pois presente nenhum pode substituir a sua própria presença e amor para com ele.

E mesmo para a família pobre que mencionei, a ceia em si não é o mais importante. Se a família não estiver alegre em estar unida, de nada adiantará um banquete! Neste caso, a sua ação para unir a família vale mais que a própria ceia.

Jesus é a Palavra de Deus

Por fim, o evangelho nos traz novamente Sagrada Escritura como elemento de comunicação de Deus para conosco.

Aqui Jesus assume o papel de ungido, o enviado, o centro de toda a Sagrada Escritura. Ele é o mensageiro e a mensagem ao mesmo tempo. Aliás, Ele é a própria Palavra de Deus encarnada.

Toda a Palavra de Deus aponta para Jesus, n'Ele se cumprem os Oráculos dos Profetas e do Antigo Testamento.

Evangelizar, levar a Palavra de Deus, o próprio Jesus, aos nossos irmãos é missão que a igreja deve cumprir com todas as suas forças, com todos os seus diversos dons!

Se for tocar/cantar na missa deste 3º domingo do tempo comum - Ano C (27/01/2019), você pode conferir as nossas sugestões de músicas no link abaixo.

>>Sugestões de música para a missa do 3º domingo do tempo comum - Ano C

Também temos uma sugestão de melodia para cantar o salmo.

>>Melodia para o salmo: SALMO 18B (19) - VOSSAS PALAVRAS, SENHOR, SÃO ESPÍRITO E VIDA!

Uma feliz e abençoada semana para você!

Gustavo - Músicas para Missa

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?