Deixaram tudo e O seguiram!

Refletindo a liturgia da palavra deste 3º domingo do tempo comum (Ano B), dia 24/01/2021.

João Batista é preso por sua radicalidade.

Veja, ser radical não é ser maluco, doido, ou como diriam os jovens de hoje em dia, "sem noção."

Na verdade muitas vezes é a plena noção que nos faz ser radicais em certos aspectos.

Radical, deriva-se da palavra raiz, ou seja, ser radical é ir à raiz das coisas!

Ouvi certa vez de um professor:

"Quando se tem um tumor, a primeira intenção é estirpar-lo de vez, existe uma nescessária retirada radical desse mal, ninguém quer que haja uma meia retirada, mas sim a aniquilação total do tumor. Da mesma forma, ninguém contrataria para tesoureiro de uma empresa, alguém que não fosse radical nas contas, pois alguém que não fosse até a raiz dos tesouros da empresa e realizasse os cálculos corretos, certamente a traria grande problemas futuros."

A radicalidade de João Batista era justamente essa! Ir até a raiz entranhada nos planos de Deus e arroladas ao futuro da humanidade. Foi ele o último profeta a anunciar a chegada do Cristo (O ungido). O Profeta pregou o batismo de conversão, dizendo: “Arrependei-vos porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3, 2).

E neste evangelho que estamos analisando podemos ler:

"Jesus foi para a Galiléia,  pregando o Evangelho de Deus e dizendo:  O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. 

Convertei-vos e crede no Evangelho!" Veja que apesar do uso palavras diferentes, o sentido é praticamente o mesmo!

Porém Jesus diz que "O tempo já se completou". O que isso quer dizer? O Reino já chegou! Jesus o Cristo, está no meio de nós; a fase de anúncio da vinda do Salvador da lugar ao anúncio do Evangelho. Paulo, escrevendo sua Carta aos Romanos, diz que o Evangelho “é o poder de Deus para salvar” (Rm 1,16)

Sua origem vem do grego (euangelion) e quer dizer, Boa Notícia.

O evangelho analisado ainda nos relata:

E, passando à beira do mar da Galiléia,  Jesus viu Simão e André, seu irmão,  que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 

Jesus lhes disse: 

"Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens". 

Depois de Jesus, Simão Pedro é o personagem mais conhecido e citado nos escritos neotestamentários:  é mencionado 154 vezes com o cognome de Pétros, "pedra", "rocha", que é a tradução grega do nome aramaico que lhe foi dado diretamente por Jesus "Kefa", afirmado nove vezes sobretudo nas cartas de Paulo; depois, deve-se acrescentar o nome frequente Simòn (75 vezes), que é a forma helenizada do seu original nome hebraico Simeon.

Santo Tomás certa vez explicou:

"Santo André e São Pedro haviam sido discípulos de São João Batista, e que começaram a seguir a Nosso Senhor pois São João Batista o apontara como Messias. Porém, ao que parece, quando São João Batista foi preso por ordem de Herodes, eles voltaram a trabalhar como pescadores, e Nosso Senhor insistiu em chamá-los uma segunda vez."

Deixaram tudo e O seguiram!

Porém, como pudemos analizar no evangelho da semana passada foi Andre quem apresentou Jesus a seu irmão Simão.

“André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe disse: Nós encontramos o Messias. Então André apresentou Simão a Jesus.” (João 1, 40-41-42).

André é o grego Andros, “homem”. Significa varonil, másculo, com a idéia de alguém valoroso. 

André foi crucificado em Patros da Acaia, cidade na qual havia sido eleito bispo, durante o reinado de Trajano, por ordem do pró-cônsul romano, Egeias. Foi amarrado, a uma cruz em forma de X, que ficou conhecida como a “Cruz de Santo André”. 

Talvez Pedro e André deixaram imediatamente as redes, por toda construção do plano de Deus através de João Batista. Nós como músicos Católicos, precisamos preparar os corações dos outros para que se abram e larguem suas "redes" para seguir Jesus.

Mais a frente o evangelho analisado relata que os filhos de Zebedeu, Tiago é João deixaram as redes que estavam consertando e deixaram seu Pai para seguir Jesus.

Quem de nós consegue abrir mão da nossa zona de conforto para seguir Jesus? Nós, músicos, precisamos ensaiar, treinar, estudar e deixar nossas casas e nosso descanso principalmente de final de semana para preparar o coração das pessoas a se abrirem e entendam o que é a Igreja Católica Apostólica Romana.

Se for tocar/cantar na missa deste 3º domingo do tempo comum - Ano B, você pode conferir as nossas sugestões de músicas no link abaixo.

>>Sugestões de música para a missa do 3º domingo do tempo comum - Ano B

Também temos uma sugestão de melodia para cantar o salmo.

>>Melodia para o salmo 24: MOSTRAI-ME, Ó SENHOR, VOSSOS CAMINHOS, VOSSA VERDADE ME ORIENTE E ME CONDUZA!

Maikon Máximo.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?