Ele também está chamando você!

Todas as vezes que vamos escolher as músicas que serão cantadas durante a missa é extremamente importante lermos as leituras da missa e entendermos o mistério que vamos celebrar naquela missa específicamente.

Por isso, há anos nós do site músicas para missa publicamos e enviamos reflexões sobre as leituras das missas para auxiliar os agentes da música litúrgica que vão prestar o serviço musical na liturgia da missa.

Vamos refletir um pouco sobre as leituras da missa do próximo domingo, dia 22 de janeiro de 2023, o 3º Domingo do Tempo Comum - Ano A.

Na primeira leitura desta missa, o profeta Isaías anuncia a luz que virá para iluminar as trevas apontando dois territórios, Zebulon e Neftali, com cidades que viviam humilhadas e foram libertas do julgo que oprimia o povo.

Como falamos num video passado, a chave de leitura da Biblia é o próprio Jesus. Então acredido que você já deve ter entendido quem é a luz que o profeta se refere. Certo?

Jesus é a luz do mundo

E o evangelho da missa deste domingo começa justamente com o cumprimento desta profecia.

Depois que João Batista foi preso, Jesus se apresentou como luz para o povo que vive na incerteza e na dúvida, a luz que começa a brilhar na Galiléia, exatamente onde o profeta apontou.

É interessante observar que este lugar onde Jesus inicia a pregação do Reino de Deus era uma periferia. Jesus se apresenta como luz para iluminar primeiro o povo mais humilde, o povo que estava esquecido, era explorado e sofria injustiças.

Então Jesus, luz do mundo, começa sua pregação nos chamando à conversão, "porque o reino dos céus está próximo".

Vou retornar para você estas primeiras palavras de pregação de Jesus, mas em forma de pergunta ...

O que você deve fazer para alcançar o reino dos céus?

Isso mesmo CONVERSÃO. Todos nós precisamos de conversão. Todos os dias!

Muitas pessoas pensam que, por irem a missa aos domingos ou por cumprirem muitos outros preceitos católicos, não precisam mais de conversão.

"Quem precisa de conversão é aquele pecador lá, aquela outra pessoa. Eu já sou de Deus!"

Isto é um grande engano. Quanto mais católico, mais conversão e luta contra o pecado é preciso. A nossa conversão diária deve começar logo quando acordamos! Devemos começar o nosso dia com uma verdadeira declaração de guerra contra o pecado.

A segunda leitura é uma carta de São Paulo ao povo de Corinto. Aquela comunidade já tinha passado pela primeira conversão, já eram católicos, mas como podemos ver na carta de São Paulo, eles estavam brigando entre sí!

Observe: eles já tinha se convertido, mas precisavam de mais conversão. A conversão é contínua, devemos nos converter todos os dias na direção de Jesus até o encontrarmos no céu.

O evangelho termina com o chamado de Jesus aos irmãos pescadores Pedro e André e em seguinda Tiago e João. Eles imediatamente largaram as redes e seguiram Jesus, para se tornarem "pescadores de homens".

Jesus chamando os pescadores

Este chamado Jesus também faz para você hoje. Jesus está convidando você do jeito que você é, com os seus dons, a sua experiência, o seu conhecimento, para aplicar tudo isso a favor da evangelização ao lado d'Ele.

Seja você pescador ou um violinista. Jesus te chama a aplicar o seu conhecimento, os seus dons, a sua vida para levar o evangelho a todas as criaturas.

Para quem for cantar/tocar na missa deste dia 26/01/2020, as nossas sugestões de músicas estão neste link:

>> Sugestões de músicas para a missa do 3º Domingo do Tempo Comum - Ano A

E se for cantar o salmo na missa, veja algumas sugestões aqui:

>> Melodia para o SALMO 26 – O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO. O SENHOR É A PROTEÇÃO DA MINHA VIDA.

Que atendamos ao chamado de Jesus!

Salve Maria! Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?