O Criador pagou a conta.

Existem histórias que em nossa éra tecnológica, não faz o menor sentido! Mas pra entender a história da Igreja, antes você precisa se abrir a fé e deixar a razão tomar conta do teu ser.

Isso não é fácil, ainda mais depois de ler alguns parágrafos abaixo. Mas insisto, se desfaça por alguns instantes de sua visão do século em que vivemos para entender a maravilha contida nesta lógica e perceba que aos poucos você entenderá que mesmo na atualidade vivemos de fato a mesma questão analisada a seguir:

O Criador pagou a conta.

O Evangelho desse próximo domingo nos fala de Jesus no Templo em Jerusalém. Antes de identificar algumas questões dentro da narrativa dessa passagem; Vamos recordar o que era o Templo. Isso abre um paralelo interessante sobre o que vivemos hoje como Católicos.

Por volta de 960 antes de Cristo o Templo fora construído, e lá, eram realizados os sacrifícios cotidianos a Deus. Pra entender melhor essa história de sacrifício, vamos voltar um pouco no antigo testamento.

Desde Cain e Abel (Gn IV, 3-4) Noé (Gn VIII, 20-21) Abraão (Gn XV, 8-10; 22, 13) Jacó (Gn XLVI, 1) e até o sacrifício de melki-Sédeq em (Gn XIV, 18-20), as oferendas significavam o reconhecimento de que Deus era o Senhor da Terra. Assim, o homem reconhecendo tal fato, devolvia a Deus o que já era dele em última instância. Além disso, era a forma de receber o perdão, reconhecendo-se pecador.

Então no Templo todos os dias os sacerdotes sacrificavam um cordeiro de manhã e outro à noite. Além destas, várias outras oferendas particulares eram entregues a Deus sobre o mármore de bronze construído na entrada do átrio interno do Templo. Bodes, touros, carneiros, aves, entre outros animais, eram sacrificados como forma de expiar os pecados da humanidade.

Havia ainda o "local santo" e mais a frete o "Santo dos Santos"; Local onde o Sumo Sacerdote entrava apenas uma vez ao ano, no dia do Yom Kippur, "o dia do grande perdão" pois até ele sendo pecador era indigno de estar na presença do Senhor. O historiador Josefo relatou que até o ano 70d.c, pouco tempo antes do Templo ser destruído pelo império romano, foram oferecidos cerca de um quarto de milhão de cordeiros naquele Altar.

Tá, mas o que isso explica o evangelho do próximo domingo? A leitura relata que chegando ao Templo em Jerusalém, Jesus avista vendedores e cambistas. Jesus os expulsa com firmeza e diz:

"Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio."

(Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá.")

Que Zelo é esse? Os Judeus cobram uma explicação de Jesus e ele diz que, com o templo destruído ele o levantaria em três dias. Claro que acharam um absurdo pois o Templo levara quarenta e seis anos para ser construído.

Então esse zelo era exatamente por Jesus saber que ele era o cordeiro suficiente! E ele iria habitar o "Santo dos Santos" renovando a aliança com o povo de Deus e realizando o sacrifício que de fato iria redimir a humanidade!

É mais ou menos assim.

Deus não precisa de nós, mas quer precisar. Foi então que olhou do céu por nós e criou um plano de salvação. Um verdadeiro plano para que nossa existência fizesse sentido!

Jesus é preconizado desde Isaac, filho de Abraão, que subiu o monte com as madeiras para ser entregue em holocausto ao senhor! Porém no último momento, Abraão é impedido e o anjo do Senhor lhe mostra um cordeiro para o sacrifício!

Também, no livro do êxodo, o cordeiro perfeito é imolado sem que nenhum de que seus ossos fossem quebrados, esse foi um prenúncio de Jesus e sua Páscoa. O sacrifício perfeito que salvou a vida dos primogênitos das famílias de Israel. Jesus realiza algo muito parecido nestes termos, veja.

Abrão pronto para sacrificar Isaac

Abraão deveria sacrificar o único e amado filho. Assim Deus o fez entregando Jesus. Em Êxodo, o Cordeiro dá a vida pelos primogênitos da família de Israel. É por isso que você escuta o padre dizer na missa: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo." Afinal o sacrifício de Jesus, fez o que o sangue de milhares de animais não poderiam fazer! "Pois é impossível que o sangue de touros e bodes elimine os pecados" (Hb X, 4).

Jesus adentrou o Santo dos Santos quando se entregou ao Pai, mas conhecendo o coração do homem, sabia que ali já não era mais o local onde o plano de salvação seguiria! "...pois o antigo testamento, deu ao novo seu lugar." Se você ler (Romanos I, 8) verá Paulo dizer que em todo mundo seria preconizada a fé dos Romanos!

Existem ainda muitos fatos que provam a ligação do sacrifício de Jesus com a igreja Católica, mas não vou me estender mais, por hora! Quero apenas deixar uma reflexão. Qual é a religião que desde a assunção de Nosso Senhor Jesus Cristo realiza até hoje, na forma de herança, o partir do Pão, o qual o próprio Jesus nos instruiu realizar?

"Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós"

Ah! Como sempre, temos sugestões de músicas para este 3º domingo da quaresma, clique no link abaixo para conferir.

>> Sugestões de música para a missa do 3º domingo da quaresma

E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:

>> Melodia para o SALMO 18 - SENHOR, TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA

Boa quaresma!

Maikon Máximo.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?