O que você faz com seus talentos?

Todos nós, sem excessão, recebemos dons de Deus. Alguns têm o dom de educar, outros de cantar, outros de escrever, outros de falar em público, etc. Cada pessoa tem talentos especiais, concedidos por Deus.

E a pergunta que eu quero deixar pra você hoje é: O que você faz com seus talentos?

Tem gente que usa os talentos recebedos para alimentar o próprio ego. Outros simplesmente não faz nada com seus talentos.

Mas tem também os que desenvolvem esses dons e contribui com o Reino, servindo à Deus e aos irmãos.

As leituras da missa deste domingo (33º Domingo do Tempo Comum Ano A) nos convida a refletir sobre o que apresentaremos diante de Deus, como resultado dos dons que Ele nos confiou.

No Evangelho desta missa Jesus conta a parábola dos talentos. Em que os bons empregados multiplicaram o dinheiro que o patrão deixou com eles, enquanto o mau empregado apenas guardou o dinheiro e o devolveu ao padrão quando este retornou.

Os três empregados da parábola dos talentos

Alguns interpretam esta parábola como uma justificativa para simplesmente enriquecer. Principalmente considerando o verísulo Mt 25, 29, que diz:

"Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado."

Devemos sim ter ambição para realizar grandes obras com os dons que recebemos. Mas é muito fácil cair no erro que considerar estas palavras de Jesus como um pretexto para enriquecer simplesmente para ter "vida boa", como alguns dizem. Isso não é ambição, é ganância.

A abundância que Jesus promete é para alimentar o Reino de Deus em nós. A abundância de dons que recebemos deve ser usada para servir em abundância.

Considerando as outras duas leituras desta missa, entendemos que aquele que coloca os dons à serviço de Deus, da família, da comunidade, este faz a vontade do Pai. Por mais humilde e simples que seja o serviço, quando se entrega a servir o próximo com Amor, estamos amando a Deus sobre todas as coisas.

E como São Paulo diz, nós não sabemos o dia que nos encontraremos com Deus para "acertar as contas". Mas quem produz bons frutos no mundo com os dons que recebeu, com paz de espírito, consciência reta e disposição de entrega total, não será surpreendido quando esta hora chegar.

Se for tocar/cantar na missa deste 33º domingo do tempo comum - Ano A, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas para a missa.

>>Sugestões de música para a missa do 33º domingo do tempo comum - Ano A

E se for cantar o salmo, temos duas sugestões de melodias que podem te ajudar, confira aqui:

>> 1ª Sugestão de Melodia para o SALMO 127 - FELIZES OS QUE TEMEM O SENHOR E TRILHAM SEUS CAMINHOS!

>> 2ª Sugestão de Melodia para o SALMO 127 - FELIZES OS QUE TEMEM O SENHOR E TRILHAM SEUS CAMINHOS!

Uma santa e abençoada semana pra você e sua família.

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?