Humildade, esforço e conversão

31° Domingo do Tempo Comum - Ano C

Você já se sentiu pequeno, distante de Deus, não merecedor de perdão? Ou já pensou que você não tem mais jeito, que não adianta mais porque você não tem salvação?

O Evangelho da missa deste próximo domingo (30/10/2022) nos conta a passagem de Zaqueu, que era o chefe, o líder dos cobradores de impostos.

Os cobradores de impostos eram chamados de pecadores e traidores, por trabalharem para o império Romano. E muitas vezes se aproveitavam dos pobres, cobrando mais do que era de fato devido. E Zaqueu, pelo jeito era bom no seu ofício, pois se tornou o chefe.

Todos da cidade consideravam que Zaqueu não tinha salvação.

Então Jesus entrou na cidade de Jericó, onde Zaqueu morava. E o povo se aglomerou.

Zaqueu que era pequeno não conseguia ver quem era Jesus, Zaqueu queria saber quem Ele era, queria conhecer Jesus. Mas as pessoas eram maiores que Zaqueu.

O povo que tratava Zaqueu com um pré-conceito, achando que Zaqueu não tinha mais jeito, também era o mesmo povo que impedia Zaqueu de se aproximar de Jesus.

Mas Zaqueu não desistiu. Ele se esforçou e usou o recurso que tinha para ver Jesus, ele subiu numa árvore.

Zaqueu o publicano.

Aqui podemos observar uma mensagem da segunda leitura desta missa, em que sao Paulo diz aos tessalonicenses.

"Não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo." (Ts, 2,2)

Mesmo quando parecer que você não tem mais jeito, que não dá mais para ser salvo, se esforce! Saia da Zona de conforto, peça a Deus a conversão, busque de todo seu coração transpassar a muralha que se formou em volta de você. Não se deixe abater, não se dê por vencido pelo inimigo.

Aqui é importante entendermos que realmente apenas o nosso esforço em buscar a Deus não é suficiente para a nossa salvação.

Podemos até pensar que nós estamos buscando Deus por iniciativa nossa, mas a verdade é que Ele é quem nos busca. É Deus quem se humilha e vêm a nossa procura, por amor.

Um detalhe interessante na passagem da história de Zaqueu, é que Jesus "olha pra cima" ao chegar no lugar onde Zaqueu estava.

Jesus, que é o próprio Deus, se coloca numa posição abaixo do homem para amá-lo.

Na primeira leitura desta missa, podemos observar no livro da Sabedoria, este mistério de Amor de Deus, para com o ser humano.

"Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado." (Sb 11,24)

Mesmo que nunca consigamos entender o tamanho do Amor de Deus, precisamos entender pelo menos que Deus nos ama, apesar de nossas faltas.

Então, meu irmão, minha irmã, se o próprio Deus se rebaixa para te amar é por que você tem jeito sim! A hora de voltar para ele é agora!

Se você for tocar/cantar a missa deste 31º domingo do tempo comum - Ano C, dia 23/10/2022), aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>> Sugestões de música para a missa do 31º domingo do tempo comum - Ano C

E se for cantar o Salmo deste domingo, confira nossas sugestões no link abaixo:

>> Confira as Melodias para o SALMO 144 (145) - BENDIREI ETERNAMENTE VOSSO NOME; PARA SEMPRE, Ó SENHOR, O LOUVAREI!

Que Deus nos abençoe!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?