A chave da nossa existência

Todas as vezes que vamos escolher as músicas que serão cantadas durante a missa é extremamente importante lermos as leituras da missa e entendermos o mistério que vamos celebrar naquela missa específicamente.

Por isso, há anos nós do site músicas para missa publicamos e enviamos reflexões sobre as leituras das missas para auxiliar os agentes da música litúrgica que vão prestar o serviço musical na liturgia da missa.

E neste tempo comum que estamos iniciando no calendário litúrgico de 2020, após a festa do Batismo do Senhor, a igreja nos presenteia com o testemunho de João Batista acerca de Jesus, apontando aquele que é a chave de leitura dos livros dos antigos profetas e de todo o antigo testamento.

Sempre que formos ler a Bíblia, ou os textos da liturgia da palavra, se tivermos Jesus como centro de toda a nossa história, teremos a chave que explica toda a nossa existência.

A primeira leitura do 2º Domingo do Tempo Comum - Ano A, que celebraremos neste domingo, dia 19 de janeiro de 2020, apresenta o segundo dos quatro "canticos do servo" apresentado no livro do Profeta Isaias.

Neste cântico, Deus fala através do profeta: "Tu és meu servo, Israel, em quem serei glorificado" e termina com "eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra".

Confesso que durante muito tempo eu li o antigo testamento o interpretando como um livro histórico. Lia o antigo testamento pensando nas respostas de Deus para o povo daquele tempo, as tribos de Israel. Inclusive considerando que as respostas caiam bem para o povo "daquele tempo".

A leitura do livro do Profeta Isaias que comungamos na primeira leitura desta missa do 2º domingo do tempo comum, me ajudou a refletir sobre essa interpretação que eu fazia um tanto quanto "histórica", que muitas vezes me privou de compreender o verdadeiro foco da palavra de Deus.

Pense comigo por um instante sobre as proclamações de Deus na primeira leitura desta missa:

Quem é o servo perfeito de Deus? Você, eu, o profeta Isaias? Quem glorifica a Deus? Você, eu, o profeta Isaias? Quem restaura as tribos de Israel? E além ... Quem é luz das nações para que a Salvação de Deus chegue aos confins da Terra!?!?!?

Quando não temos Jesus em foco, as leituras da Biblia não fazem sentido, ou viram leituras que lemos apenas "por obrigação" ...

Agora com Jesus no foco vamos ler uma parte do salmo desta missa:

EU DISSE: EIS QUE VENHO, SENHOR, COM PRAZER FAÇO A VOSSA VONTADE. este é o refrão

focando nas últimas 2 estrofes, veja:

E ENTÃO EU VOS DISSE: 'EIS QUE VENHO!' SOBRE MIM ESTÁ ESCRITO NO LIVRO: 'COM PRAZER FAÇO A VOSSA VONTADE, GUARDO EM MEU CORAÇÃO VOSSA LEI!'

BOAS-NOVAS DE VOSSA JUSTIÇA ANUNCIEI NUMA GRANDE ASSEMBLÉIA; VÓS SABEIS: NÃO FECHEI OS MEUS LÁBIOS! ```

Quem foi ao monte durante toda a vida rezar? Quem perfeitamente esperou no Senhor (Deus Pai, no caso)? Quem veio trazer a boa-nova da Justiça de Deus? Quem não fechou os lábios para anunciar o Evangelho? Quem ... eu poderia fazer muitas perguntas-chave para você sobre as leituras da biblia que só podem nos trazer uma única resposta-chave.

Pra você: Quem é a chave para esta leitura?

João Batista apontando para Jesus

Vamos lá ...

A segunda leitura da liturgia da palavra desta missa do 2º domingo do tempo comum, centraliza Jesus como o elo que liga as comunidades do mundo inteiro em uma única igreja, que é o corpo místico de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E este corpo místico é composto de Santos, que foram santificados pelo Batismo em Jesus Cristo e que são chamados a serem santos, juntos com todos os outros Santos que invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo em qualquer lugar do mundo, ou seja, em qualquer nação!

O Evangelho da missa deste domingo, nos apresenta Jesus como o "Cordeiro de Deus".

Sabe aqueles sacríficios do antigo testamento que nunca foram suficientes para redimir os nossos pecados? Aquele cordeiro que era caro, que os santos do tempo do antigo testamento, ofereciam a Deus para expiar os pecados do povo? Aqueles sacrifícios, nunca redimiram os pecados da humanidade ...

O sacrifício que expiou o pecado da humanidade foi o sacrifício do próprio Deus!

São João Batista nos aponta: Este é o cordeiro de Deus, este é o sacrifício de Deus que é o único cordeiro capaz de expiar os nossos pecados, os pecados do mundo inteiro: O próprio filho de Dele!

Tomemos consciência do sacrifício de Deus em seu Filho Jesus, que morreu na cruz para nos salvar, e que nós sejamos instrumentos nas mãos Dele para levar muitos irmãos à salvação através do nosso ministério e dos nossos exemplos. Que evangelizemos com a nossa vida!

Para quem for cantar/tocar na missa deste dia 19/01/2020, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.

>> Sugestões de músicas para a missa do 2º Domingo do Tempo Comum - Ano A

E se for cantar o salmo na missa, também gravamos uma melodia que você pode acessar aqui:

>> Melodia para o SALMO 39 (40) - EU DISSE: EIS QUE VENHO, SENHOR, COM PRAZER FAÇO A VOSSA VONTADE

Que sejamos servidores fieis para levar o Evangelho à todas as criaturas!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?