Se afastar do pecado e se aproximar de Deus!

>> Gravamos um PODCAST com o conteúdo deste post. Se você preferir, pode ouvir este conteúdo clicando AQUI.


Podemos notar na primeira leitura da liturgia deste 2º domingo da quaresma o quanto Deus é fiel em sua promessa a quem se entrega sem limites a Ele.

Abraão é o nosso pai na fé, pois pela fé dele nós fomos abençoados por Deus. Ele deixou tudo e seguiu o que Deus lhe pediu.

Um fato que não está nesta leitura, mas é bom recordar, é que Abraão foi provado na fé ao limite! Deus pediu que ele oferecesse seu próprio filho em sacrifício e ele se prontificou a fazê-lo, se essa era realmente a vontade de Deus.

Abraão sacrifica Isaac

Deus cumpriu a aliança e em Abraão, Ele abençoou todas as famílias da humanidade, de todas as gerações.

Na segunda leitura, São Paulo faz um convite a São Timóteo: Sofrer pelo evangelho!

Todos nós, batizados e crismados, somos chamados a nos entregar totalmente a Deus, a suportar tudo pelo Reino de Deus, a sofrer pelo evangelho. Como Jesus que, humanamente, sofreu a agonia (primeiro mistério doloroso do Santo Terço) de saber que sofreria a maior dor do mundo para nos salvar, como Abraão que sofreu a agonia de entregar o filho em sacrifício, como Maria que sofreu ao ver seu filho sendo crucificado.

E você aí ... Achando que está sofrendo para cumprir uma penitência.

A penitencia deve nos afastar do pecado e junto com a oração e a caridade, deve nos aproximar de Deus. Se você não está se afastando do pecado e não está se esforçando para se aproximar de Deus, desculpa te dizer, mas a sua quaresma é fraca.

Tem gente que aproveita da quaresma pra fazer aquela dieta pra emagrecer, né?

Quaresma não é só penitência. Quaresma é uma escola de santidade se entendermos o seu real significado. É a grande oportunidade que a igreja nos propõe para nos santificar. Nos afastando do pecado (a penitência ajuda nisso) e nos aproximando de Deus com fé, oração, esmola, caridade e entregando toda a nossa vida, sem reservas, nos braços de Deus.

Transfiguração do Senhor

O evangelho desta liturgia nos apresenta a Transfiguração do Senhor. Gostaria de chamar a sua atenção para a primeira frase que São Pedro disse quando Jesus se transifigurou diante deles:

"Senhor, é bom ficarmos aqui."

Afastar do pecado e estar na presença de Deus é bom! Este deve ser o nosso objetivo na quaresma e sempre em nossa vida: odiar o pecado e buscar estar na presença de Deus!

Que nesta quaresma você se torne mais santo e colabore para a santidade dos nossos irmãos.

Se for tocar/cantar a missa deste 2º domingo da quaresma, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.

>> Sugestões de música para a missa do 2º domingo da quaresma

E se for cantar o salmo desta missa, preparamos algumas sugestões de melodia para te ajudar.

>> SALMO 32 (33) - SOBRE NÓS VENHA, SENHOR, A VOSSA GRAÇA, VENHA A VOSSA SALVAÇÃO!

Boa quaresma!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?