Se afastar do pecado e se aproximar de Deus!
>> Gravamos um PODCAST com o conteúdo deste post. Se você preferir, pode ouvir este conteúdo clicando AQUI.
Podemos notar na primeira leitura da liturgia deste 2º domingo da quaresma o quanto Deus é fiel em sua promessa a quem se entrega sem limites a Ele.
Abraão é o nosso pai na fé, pois pela fé dele nós fomos abençoados por Deus. Ele deixou tudo e seguiu o que Deus lhe pediu.
Um fato que não está nesta leitura, mas é bom recordar, é que Abraão foi provado na fé ao limite! Deus pediu que ele oferecesse seu próprio filho em sacrifício e ele se prontificou a fazê-lo, se essa era realmente a vontade de Deus.
Deus cumpriu a aliança e em Abraão, Ele abençoou todas as famílias da humanidade, de todas as gerações.
Na segunda leitura, São Paulo faz um convite a São Timóteo: Sofrer pelo evangelho!
Todos nós, batizados e crismados, somos chamados a nos entregar totalmente a Deus, a suportar tudo pelo Reino de Deus, a sofrer pelo evangelho. Como Jesus que, humanamente, sofreu a agonia (primeiro mistério doloroso do Santo Terço) de saber que sofreria a maior dor do mundo para nos salvar, como Abraão que sofreu a agonia de entregar o filho em sacrifício, como Maria que sofreu ao ver seu filho sendo crucificado.
E você aí ... Achando que está sofrendo para cumprir uma penitência.
A penitencia deve nos afastar do pecado e junto com a oração e a caridade, deve nos aproximar de Deus. Se você não está se afastando do pecado e não está se esforçando para se aproximar de Deus, desculpa te dizer, mas a sua quaresma é fraca.
Tem gente que aproveita da quaresma pra fazer aquela dieta pra emagrecer, né?
Quaresma não é só penitência. Quaresma é uma escola de santidade se entendermos o seu real significado. É a grande oportunidade que a igreja nos propõe para nos santificar. Nos afastando do pecado (a penitência ajuda nisso) e nos aproximando de Deus com fé, oração, esmola, caridade e entregando toda a nossa vida, sem reservas, nos braços de Deus.
O evangelho desta liturgia nos apresenta a Transfiguração do Senhor. Gostaria de chamar a sua atenção para a primeira frase que São Pedro disse quando Jesus se transifigurou diante deles:
"Senhor, é bom ficarmos aqui."
Afastar do pecado e estar na presença de Deus é bom! Este deve ser o nosso objetivo na quaresma e sempre em nossa vida: odiar o pecado e buscar estar na presença de Deus!
Que nesta quaresma você se torne mais santo e colabore para a santidade dos nossos irmãos.
Se for tocar/cantar a missa deste 2º domingo da quaresma, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.
>> Sugestões de música para a missa do 2º domingo da quaresma
E se for cantar o salmo desta missa, preparamos algumas sugestões de melodia para te ajudar.
>> SALMO 32 (33) - SOBRE NÓS VENHA, SENHOR, A VOSSA GRAÇA, VENHA A VOSSA SALVAÇÃO!
Boa quaresma!
Gustavo