Tenhamos fé no Senhor da nossa vida!

As leituras do próximo domingo (2º Domingo da Páscoa - Ano C - 28/04/2019) apresentam a formação da comunidade católica tendo o Jesus Ressuscitado no centro.

A primeira leitura fala da continuidade do projeto de Deus após a passagem de Jesus aqui na terra. Os apóstolos realizavam milagres testemunhando o Cristo Ressuscitado na comunidade dos cristãos "unidos pelos mesmos sentimentos". Nós como católicos devemos ser como essas primeiras comunidades, devemos ser uma família unida que testemunha o Cristo que ressuscitou e está no meio de nós.

Os textos da segunda leitura e do Evangelho acontecem no contexto de perseguição violenta em que esses primeiros católicos estavam. Muitos cristãos abandonavam o evangelho e passavam para o lado do império por medo. Mas os que enfrentaram o medo e passaram por essas tribulações perseverando em Jesus foram o alicerce para a nossa igreja.

O medo fazia os discípulos de Cristo ficarem fechados, trancados, escondidos. Mas Cristo nosso Senhor deve ser o nosso motivo de seguir.

veio Jesus, colocou-Se no meio deles

O evangelho começa com um detalhe litúrgico interessante, que muitas vezes passa despercebido:

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles...

O primeiro dia da semana (dominicum) é o dia em que nós, cristãos, celebramos o dia do Senhor, o dia da Ressurreição do Senhor, pois foi o dia que Ele ressuscitou. Os primeiros cristãos se reuniam para celebrar a Eucaristia no dia da ressurreição do Senhor.

E Jesus se coloca no meio de nós quando nos reunimos para celebrar a Sua ressurreição, mesmo se estivermos encarcerados pelos nossos medos, tribulações e adversidades da vida. Ele vem e coloca-se no nosso meio, no nosso coração. Ele vem para nos dar a Paz, nos dizendo que ele venceu o que nos assusta.

Tenhamos fé no Senhor da nossa vida, Aquele que nos dá o sopro da vida e do Espírito Santo. Ele está no meio de nós através do pão e do vinho consagrados. Nós podemos tocá-lo fisicamente através da fé. Deixemos que Ele toque o nosso corpo, que ele entre em nossa corrente sanguínea, em nossa vida. Coloquemos Jesus em nosso meio para que Ele nos santifique.

Se for tocar/cantar na missa deste 2º domingo da páscoa, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.

>>Sugestões de música para a missa do 2º domingo da páscoa

E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:

>>Melodia para o SALMO 117 (118) - DAI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM! "ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!"

Uma abençoada Semana para você e sua família!

Gustavo.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?