Bem-aventurados os que creram sem terem visto!
O evangelho de domingo vai além da nossa fé. Os discípulos, com medo dos demais Judeus deixavam as portas trancadas, mas o evangelho diz que Jesus se pôs no meio deles.
O sentimento de paz não é quando não temos problemas, mas quando acima de tudo, sabemos lidar com eles, entendendo que cada peso de Cruz que cabe a nós faz parte de nossa vida. Jesus diz então:
"A paz esteja convosco."
Ora, sabemos o quanto sofreram perseguições os discípulos de Jesus. De fato; paz era algo que realmente eles não tinham.
Depois da saudação, Jesus mostra suas chagas e os discípulos entendem que realmente ele ressuscitou dos mortos. Então alegres, recebem mais uma vez a saudação de Jesus. "A paz esteja convosco". E a didática de Jesus fica mais clara após isso. Teremos aflições, mas devemos deixar nosso coração em Paz. E por que?
Certa vez Jesus disse:
"Tende bom ânimo, eu venci o mundo".
Ele venceu a morte. Ele excluiu o castigo eterno de ser perecível.
Jesus os envia e sopra sobre eles o Espírito Santo. E que espírito é esse? Unidade com sua Igreja. O legado de Cristo sobre eles para que realizassem prodígios em seu nome. Porém algo para poucos; com efeito, não se deve tornar o extraordinário em ordinário.
Tomé não estava com os demais quando Jesus veio até eles. Informado da presença de Cristo, ele não acreditando, confirma que só iria crer se pudesse tocar as feridas de Jesus.
Então, oito dias depois, um domingo, quando os discípulos estavam mais uma vez reunidos, Jesus aparece e resolve as objeções de Tomé.
"Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"
Estas palavras ainda são atuais. Em um mundo que tem pressa de chegar a algum lugar, longe do fim e perto de dias melhores. Mas ainda não entendeu que o fim é apenas o início do reinado eterno de Deus.
A paz esteja convosco, pois o plano já está acontecendo e apesar das aflições... Ele já venceu!
Se for tocar/cantar na missa deste 2º Domingo da Páscoa, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.
>>Sugestões de música para a missa do 2º Domingo da Páscoa
Temos também duas sugestões de melodia do Salmo 117(118) deste domingo:
Uma abençoada Semana para você e sua família!
Maikon Máximo.