Qualquer pessoa pode fazer exorcísmo?

Lendo o evangelho deste domingo (26/09/2021), me vieram muitas questões a cabeça...

Estavamos, minha namorada, minha irmã e eu conversando sobre a passagem que intrigava.

38. João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue". 

39. Jesus disse:  "Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome  para depois falar mal de mim."

Não seria esta, uma boa justificativa para dizer que os pastores de todas igrejas poderiam expulsar demônios?

"-A questão é se realmente hoje em dia os demônios expulsos pelos pastores, realmente são verdadeiros."

Afirmaram elas...

De fato, são muitos os relatos em que pastores, mães e pais de santo precisaram contactar a Igreja Católica urgente por não conseguirem realizar um exorcismo.

Deste modo, sabemos e vemos constantemente na TV os chamados "shows da fé" onde pastores expulsam supostos espíritos malignos. Porém, se sabe que não passam de influências psicológicas, emocionais e técnicas de hipnose.

No contexto da passagem, percebe-se a atuação de outros homens que tocados pela graça dispuseram-se também a servir, sem contudo fazer parte do número dos discípulos. Neste ponto, Jesus ensinava que certos demônios só serão expulsos com oração e jejum, na passagem onde ele exorta os discípulos. Naquele contexto ainda não havia a instituição formal do exorcista, cabendo àqueles que piamente viviam o ensinamento de Jesus a faculdade e autoridade de realizar inclusive milagres.

O que a Igreja Católica diz sobre exorcismo?

Pelo aperfeiçoamento do entendimento e do contexto no qual se dá cada fato a Igreja tornou a realização de tal ato, algo mais restrito! Do mesmo modo que antigamente os sacerdotes eram casados e a Igreja foi aperfeiçoando este ministério até chegar a orientação do celibato. Expulsar demônios tornou-se a faculdade pra autoridade, dos clérigos. O que na época não se dava por não haver essa organização estrutural da Igreja.

Padre exorcista Gabriele Amorth

Ainda sobre isso o CDC (Código de Direito Canônico) ainda afirma:

"Se o Bispo não autorizar, os padres não poderão fazer mais do que uma oração de libertação."

Ou seja, nem mesmo certos padres estão ou são preparados e/ou autorizados a isso. O CDC até exorta que para tal o exorcista deve ser um Bispo ou um sacerdote “dotado de piedade, ciência, prudência e integridade de vida”

A doutrina da Igreja é clara quando diz:

"não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra Satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo Pontífice Leão XIII; muito menos lhes é lícito aplicar o texto inteiro deste exorcismo. Os Srs. Bispos tratem de admoestar os fiéis a propósito, desde que haja necessidade."

Mais a frente no evangelho, cita Jesus:

43. Se tua mão te leva a pecar, corta-a!  É melhor entrar na Vida sem uma das mãos,  do que, tendo as duas, ir para o inferno,  para o fogo que nunca se apaga. 

45. Se teu pé te leva a pecar, corta-o!  É melhor entrar na Vida sem um dos pés,  do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 

47. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o!  É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só,  do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 

Evidentemente não se trata de uma ordem para mutilar-nos, mas para ficarmos longe das ocasiões próximas de pecado, tanto quanto possível, pois ser privado do reino dos Céus é muito pior que a falta de qualquer de nossos membros!

Se for tocar/cantar nessa missa deste 26º domingo do tempo comum - Ano B, dia (26/09/2021), aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>> Sugestões de música para a missa do 26º domingo do tempo comum - Ano B

E se for cantar o salmo, também temos três sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:

>> Melodia para o SALMO 18 - A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA, ALEGRIA AO CORAÇÃO. (Equipe Músicas para Missa)

>> Melodia para o SALMO 18 - A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA, ALEGRIA AO CORAÇÃO. (Paulo Neto)

>> Melodia para o SALMO 18 - A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA, ALEGRIA AO CORAÇÃO. (Ir. Miria Kolling)

Que Deus nos abençoe!

Maikon Máximo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?