Qualquer pessoa pode fazer exorcísmo?
Lendo o evangelho deste domingo (26/09/2021), me vieram muitas questões a cabeça...
Estavamos, minha namorada, minha irmã e eu conversando sobre a passagem que intrigava.
38. João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue".
39. Jesus disse: "Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim."
Não seria esta, uma boa justificativa para dizer que os pastores de todas igrejas poderiam expulsar demônios?
"-A questão é se realmente hoje em dia os demônios expulsos pelos pastores, realmente são verdadeiros."
Afirmaram elas...
De fato, são muitos os relatos em que pastores, mães e pais de santo precisaram contactar a Igreja Católica urgente por não conseguirem realizar um exorcismo.
Deste modo, sabemos e vemos constantemente na TV os chamados "shows da fé" onde pastores expulsam supostos espíritos malignos. Porém, se sabe que não passam de influências psicológicas, emocionais e técnicas de hipnose.
No contexto da passagem, percebe-se a atuação de outros homens que tocados pela graça dispuseram-se também a servir, sem contudo fazer parte do número dos discípulos. Neste ponto, Jesus ensinava que certos demônios só serão expulsos com oração e jejum, na passagem onde ele exorta os discípulos. Naquele contexto ainda não havia a instituição formal do exorcista, cabendo àqueles que piamente viviam o ensinamento de Jesus a faculdade e autoridade de realizar inclusive milagres.
O que a Igreja Católica diz sobre exorcismo?
Pelo aperfeiçoamento do entendimento e do contexto no qual se dá cada fato a Igreja tornou a realização de tal ato, algo mais restrito! Do mesmo modo que antigamente os sacerdotes eram casados e a Igreja foi aperfeiçoando este ministério até chegar a orientação do celibato. Expulsar demônios tornou-se a faculdade pra autoridade, dos clérigos. O que na época não se dava por não haver essa organização estrutural da Igreja.
Ainda sobre isso o CDC (Código de Direito Canônico) ainda afirma:
"Se o Bispo não autorizar, os padres não poderão fazer mais do que uma oração de libertação."
Ou seja, nem mesmo certos padres estão ou são preparados e/ou autorizados a isso. O CDC até exorta que para tal o exorcista deve ser um Bispo ou um sacerdote “dotado de piedade, ciência, prudência e integridade de vida”
A doutrina da Igreja é clara quando diz:
"não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra Satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo Pontífice Leão XIII; muito menos lhes é lícito aplicar o texto inteiro deste exorcismo. Os Srs. Bispos tratem de admoestar os fiéis a propósito, desde que haja necessidade."
Mais a frente no evangelho, cita Jesus:
43. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
45. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
47. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,
Evidentemente não se trata de uma ordem para mutilar-nos, mas para ficarmos longe das ocasiões próximas de pecado, tanto quanto possível, pois ser privado do reino dos Céus é muito pior que a falta de qualquer de nossos membros!
Se for tocar/cantar nessa missa deste 26º domingo do tempo comum - Ano B, dia (26/09/2021), aqui estão as nossas sugestões de músicas:
>> Sugestões de música para a missa do 26º domingo do tempo comum - Ano B
E se for cantar o salmo, também temos três sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:
>> Melodia para o SALMO 18 - A LEI DO SENHOR DEUS É PERFEITA, ALEGRIA AO CORAÇÃO. (Paulo Neto)
Que Deus nos abençoe!
Maikon Máximo