ATENÇÃO CATÓLICOS!

Este chamado em letra maiúscula é uma preocupação com o que se pode entender sobre o Evangelho deste domingo (12/09/2021). Afinal, o que mais espanta nesta leitura é a bronca que Jesus da em Pedro. Existe uma análise minuciosa deste episódio, que visto pela narrativa de Mateus, fica mais completa para explicar. Porém, já que estamos em Marcos, vamos focar no que ele nos apresenta.

Parece muito estranho Pedro ser repreendido de tal forma, haja vista que foi escolhido para ser o primeiro Papa. Afinal poderia o primeiro Papa errar assim? E a resposta é sim. O apóstolo, por uma visão pessoal e humana, prontifica-se em proteger a Jesus. Em Marcos, a palavra usada foi que, Pedro começou a "repreende-lo". Em Mateus, a narrativa é mais específica:

"Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá!"  Então Jesus, com certa dureza com Pedro diz: "Vai para longe de mim, Satanás!" Tu não pensas como Deus,  e sim como os homens". 

Existem duas formas de entender a bronca de Jesus. Uma delas é que o próprio Satanás, inimigo dos planos de Deus, suscitou em Pedro a ir contra o que estava escrito! Outra é que o medo humano e falho de Pedro, o tenha feito protestar nestes termos. Mas não esqueça que inspirado por Deus, Pedro, pouco antes faz sua confissão de fé!

"Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo."

Ao passo que Jesus responde:

"Feliz és tu Simão, pois não foi carne nem sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus."

Pedro pode então errar? Sim, bem como todos seus sucessores no Papado, como Lino, Clero, Clemente e todos outros, até os mais atuais, Paulo VI, João Paulo I, São João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Papas Francisco e Bento XVI rezando de joelhos

Mas então como podemos dizer que a Igreja Católica não erra?

A infalibilidade do Papa em matéria de Fé e Moral, quando usa o poder concedido por Cristo a São Pedro e a seus sucessores, foi definida como dogma pelo I Concílio do Vaticano, e proclamado pelo papa Pio IX, em 1870.

Segundo este dogma, o Papa é infalível:

  1. Quando ensina sobre Fé e Moral;
  2. Para toda a Igreja;
  3. Usando o poder concedido por Nosso Senhor Jesus Cristo a São Pedro e a seus sucessores;
  4. Definindo que uma tese é certa e que o contrário delas é condenado.

O Papa, enquanto chefe da Igreja, não pode errar nas questões de Fé e Moral, entretanto, como pessoa, ele continua a ser um homem, e enquanto homem ele pode pecar, seguir uma política errada, e nestas coisas os fiéis católicos têm liberdade, e não estão sujeitos a obedecer sob pena de serem excomungados. Vale ressaltar que Pedro, apesar dos erros humanos, teve ainda muitas virtudes e realizou com coragem sua missão aqui na terra!

"Se alguém me quer seguir,  renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.  Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la;  mas quem perder a sua vida por causa de mim  e do Evangelho, vai salvá-la."

Se você for tocar/cantar essa missa deste 24º domingo do tempo comum - Ano B, dia (12/09/2021), aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>> Sugestões de música para a missa do 24º domingo do tempo comum - Ano B

E se for cantar o salmo, temos três sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:

>> 1ª Melodia para o SALMO 114 - ANDAREI NA PRESENÇA DE DEUS, JUNTO A ELE NA TERRA DOS VIVOS (Equipe Músicas para Missa)

>> 2ª Melodia para o SALMO 114 - ANDAREI NA PRESENÇA DE DEUS, JUNTO A ELE NA TERRA DOS VIVOS (Ir. Miria Kolling)

>> 3ª Melodia para o SALMO 114 - ANDAREI NA PRESENÇA DE DEUS, JUNTO A ELE NA TERRA DOS VIVOS (Paulo Neto)

Que Deus nos abençoe!

Maikon Máximo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?