"Venham! Milagre grátis!" ???

Escrevo esta reflexão sobre o evangelho deste domingo (09/09/2018) com um certo sorriso no rosto, mas de coração apertado, pois uma ironia profunda acometeu meus sentimentos. Estou sentado na sala, e agora neste momento quando comecei a escrever, passou lá fora um carro de som divulgando a "terça do milagre urgente" do auto intitulado "Apóstolo Valdomiro Santiago".

"Você será impactado!"

"Venha e receba uma benção gratuita!"

Não sei o que mais impressiona negativamente, os que acreditam no "apóstolo", ou o pretencionismo do mesmo.

Porém, de certa forma, este acontecimento nos ajudará a entender o Evangelho do próximo domingo e algumas dúvidas que podem surgir não só deste, mas de todos atos milagrosos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Evangelho nos conta que levaram até Jesus um homem surdo com dificuldades na fala, então, levando-o para longe da multidão, Cristo o cura. A palavra de origem Aramaica EPHPHATHA, ou seja Efatá, que quer dizer abra-te, foi a usada por Jesus para realizar o milagre no homem.

Efatá

Jesus, em um gesto de humildade e talvez também de humanidade, (e aí podemos pensar no medo de retaliação), pede ao homem que ninguém saiba do milagre. Lembre-se que a natureza de Jesus como afirmado no concílio de Calcedônia é divina e humana, sendo assim, da mesma forma que suou sangue em grande agonia no horto, Jesus também poderia sentir Medo do que, sendo Deus, saberia que viria.

Mesmo assim, as pessoas comentavam sobre os prodígios de Jesus.

Que Jesus realizou milagres disto sabemos, e infelizmente muitos Católicos e até mesmo alguns sacerdotes e teólogos se opõem aos milagres, tentando empurrar goela abaixo de alguns fiéis histórias como se o episódio da multiplicação dos pães fosse na verdade, uma forma de Jesus influenciar a partilha. Longe de ser errado partilhar, porém nega-se o milagre de Jesus por ensinamentos propostos pela teologia da libertação, uma forma de ver o evangelho como muito menos que uma revelação divina, mas uma cartilha de lições sobre causas sociais.

Mas não se engane, pois esta teologia buscou frutos em Marx deturpando tudo que a Igreja já fazia a muitos anos com seus hospitais, leprosários, abadias, creches e toda caridade que existe muito antes de um pretencioso Leonardo Boff que fora repreendido por São João Paulo II em 2 de março de 1983 por desobediência e ocupação de cargo público em governo socialista.

Alguns teólogos vão dizer também que os milagres do AT foram na verdade coincidências, como já ouvi em uma aula de Cristologia que, Moisés atravessou o mar na maré baixa e que o mar não, ele não se abriu, foi apenas uma questão natural de "ventania na hora certa".

Ah! Faça-me o favor!

Modernistas vão dizer todo tipo de coisa para minar tua fé, por outro lado, os pastores de seitas e fanáticos de grupos de oração a tudo atribuirão milagres, não caia nessa!

Ontem a noite ao sair da missa, li escrito no piso, "fides ratio" lembrando-me que fé e razão devem juntas caminhar!

Então por que Jesus realizou milagres?

Jesus realizou milagres colocando os Anjos a seu serviço diante dos homens em seu nascimento, em sua ressurreição e ascensão.

Fez milagres sobre os demônios expulsando-os com uma simples palavra. Sobre corpos celestes, com a estrela que guiou os magos, abrindo os céus quando fora batizado por São João Batista, com as trevas que se fizeram presentes durante sua crucificação.

Cristo fez milagres sobre os homens, ressuscitando três, curando toda espécie de enfermidade: lepra, febre, paralisia, cegueira, surdez, mudez, curando à distância, etc.

Cristo fez milagres sobre as criaturas racionais, com pescas milagrosas, tempestade acalmada, secando a figueira, multiplicando os pães, rasgando o véu do templo, produzindo terremoto quando de sua morte.

Se analizarmos com cautela, veremos que Deus, através de Jesus Cristo, mostra sua soberania sobre todas as coisas e criaturas.

Muita gente se pergunta porque não há mais milagres, pois mesmo os apóstolos realizando milagres através de Jesus, hoje em dia são raros os casos.

Uma das possíveis causas seja a dureza do coração dos homens. Porém, a Igreja em sua sábia cautela, conta com uma enorme lista de milagres eucarísticos, curas, aparições, corpos incorruptos, todos eles confirmados pela ciência, o que difere a Igreja Católica das seitas que a tudo atribuirão milagre para inibriar a mente dos pobres fiéis que buscam desesperadamente, soluções para suas dores.

Jesus mostrou-nos com seus milagres que é o Criador do Universo e apesar de agir com ordem, na lei da gravidade e tudo que se aplica à física e matéria, tudo que existe se curva diante daquele que é e sempre será, Alfa e Ômega, princípio e fim.

Se for tocar/cantar nessa missa deste 23º domingo do tempo comum - Ano B, dia (05/09/2021), aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>> Sugestões de música para a missa do 23º domingo do tempo comum - Ano B

E se for cantar o salmo, temos três sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:

>> Melodia para o SALMO 145 - BENDIZE, Ó MINHA ALMA AO SENHOR. BENDIREI AO SENHOR TODA A VIDA! (Equipe Músicas para Missa)

>> Melodia para o SALMO 145 - BENDIZE, Ó MINHA ALMA AO SENHOR. BENDIREI AO SENHOR TODA A VIDA! (Paulo Neto)

>> Melodia para o SALMO 145 - BENDIZE, Ó MINHA ALMA AO SENHOR. BENDIREI AO SENHOR TODA A VIDA! (Ir. Miria Kolling)

Que Deus nos abençoe!

Maikon Máximo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?