Dívida eterna

A liturgia da palavra do 23º Domingo do Tempo Comum (Ano A) nos convida a sermos ativamente responsáveis pela nossa salvação e a salvação dos nossos irmãos.

E além de mostrar o quê devemos fazer as leituras também nos mostram o como fazer. Como devemos nortear nossas ações para cumprirmos a nossa obrigação de zelar pela salvação nossa e do próximo.

Devemos tomar muito cuidado para não cairmos no erro de nos acharmos os donos da verdade, apontando o pecado do outro.

Ainda mais cuidado devemos tomar, quando nos sentimos ofendidos e, por impulso, divulgamos aos quatro ventos a ofença sofrida, expondo o ofensor. Isto, evidentemente, não vem de Deus.

Como ensinado na primeira leitura, somos sim responsáveis pela salvação do irmão. Devemos ativamente agir para ajudar nossos irmãos a corrigirem os seus caminhos. A nossa própria salvação depende disso.

Mas a ação de corrigir deve sempre ser guiada pelo amor!

O próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, nos ensina de forma prática como fazer uma correção fraterna à fim de "ganhar o irmão" ao invés de afastá-lo.

Basta ler o Evangelho deste domingo e colocar em prática. Sempre com o cuidado de não cair no erro do sentimento de superioridade.

Antes de tudo, a atitude da correção fraterna deve ser considerada como um serviço à Deus e ao próximo. Devemos ser e agir como escravos do amor.

Jesus conversando a sós com um jovem

Talvez você esteja pensando: "Ok, Gustavo, entendo o que você disse sobre o que fazer e como, mas eu prefiro ficar na minha e não me envolver com os 'problemas' dos outros."

Agora eu quero chamar a sua atenção para a segunda leitura desta missa. São Paulo começa dizendo assim:

"Irmãos, não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei." (Rm 13, 8)

Se formos observar bem este versículo, nós podemos não dever nada pra ninguém, mas uma coisa que nunca vamos parar de dever é o amor. Estamos em dívida eterna com Deus.

Logicamente se alguém nos faz um favor, nós fazemos outro favor de volta e estamos quites, o favor está pago. Assim não ficamos devendo nada ao próximo.

A únida dívida que não conseguimos saldar é o amor à Deus e ao próximo. E nisto se resume todos os mandamentos de Deus.

Então se este é o mandamento supremo de Deus e é uma dívida eterna nossa. Temos a obrigação de agir com amor e por amor para corrigir os caminhos errados dos nossos irmãos.

Torna-se pecado, descumprimento do principal mandamento de Deus, se omitir no momento em que se deveria agir para aproximar nossos irmãos de Deus.

Sei que muitas vezes as situações são complicadas e não é simples aplicar uma correção fraterna. E por isso você pode estar desesperado agora, por ser obrigado a cumprir um mandamento se achando incapaz de fazê-lo corretamente.

Por isso, devemos sempre pedir ao Espírito Santo que nos dê o amor do céu, que não somos capazes de ter sozinhos, para aplicá-lo à nossa volta, na nossa vida e na vida do próximo.

Peçamos que Deus nos capacite para amar!

Pois, como diz São Paulo.

"O amor é o cumprimento perfeito da Lei" (Rm 13, 10b)

Se você for tocar/cantar a missa deste 23º domingo do tempo comum - Ano A (06/09/2020), clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas para esta missa.

>> Sugestões de música para a missa do 23º domingo do tempo comum - Ano A

E se for cantar o salmo, temos duas sugestões de melodia que pode te ajudar, confira aqui:

>> (1ª Sugestão) Melodia para o SALMO 94 - NÃO FECHEIS O CORAÇÃO, OUVI HOJE A VOZ DE DEUS!

>> (2ª Sugestão) Melodia para o SALMO 94 - NÃO FECHEIS O CORAÇÃO, OUVI HOJE A VOZ DE DEUS!

Uma santa e abençoada semana pra você e sua família.

Gustavo

P.S.: Lembrando que no nosso site tem um calendário em todas as páginas (no canto direito) onde você pode escolher o dia da missa que você vai tocar/cantar e ver as nossas sugestões de músicas junto com as leituras da liturgia da palavra.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?