Sagrada Tradição

O evangelho deste domingo nos faz pensar e compreender à luz da tradição o que a Igreja, corpo místico de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ensina.

Interpretar este Evangelho sem atenção, pode fazer o leitor incorrer em grande engano, pois foi o próprio São Paulo que nos pediu: "Tenete traditiones" "Mantenha as tradições". 

Paulo, como Cristo, condena as tradições humanas, e ainda ordena que se guardem os ensinamentos por escrito e pela PALAVRA.

"Permanecei, pois, constantes, irmãos, e conservai as tradições que aprendestes, ou por nossas palavras, ou por nossa carta" (II Tess.II, 14).

Sagrada tradição

Lembra dessa música?

"... Pois o antigo testamento, deu ao novo o seu lugar..."

Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja, foi muito feliz em compor tal maravilhosa explicação do plano de Deus, feito sobre e na Terra.

"...Et antiquum documentum  Novo cedat ritui..."

A tradição dos homens se corrompe, enquanto a de Jesus sempre foi "Cumprir a lei" como afirma no sermão da Montanha.

"Não julgueis que vim destruir a Lei ou os profetas. Não vim para os destruir, mas sim para cumprir. Porque, em verdade vos digo que enquanto não passar o céu e a terra, não desaparecerá da lei nem um só jota ou um só ápice, sem que tudo seja cumprido" (Mt. V, 17-18).

Muitos escribas, fariseus e doutores da Lei, eram opostos a Cristo e defensores de uma religião gnóstica e esotérica. A gnose foi, e é até hoje uma mentira que se opõe ao Catolicismo.

Jesus se opunha, pois via que a tradição pregada não era a mesma que vinha do plano de Deus. E quando Cristo perto de sua glóriosa morte diz: "Tudo está consumado." Entramos em uma nova aliança.

Quando Jesus fala no versículo VIII: " Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens" é fácil de se confundir e associa-los aos que seguem a tradição católica, porém, de nada se parecem.

A tradição católica une o simbolismo aplicado às prefigurações do Antigo testamento, com a continuidade do Novo.

Podemos dar exemplos como, os pães de ásimos e a Eucaristia; A Arca da Aliança e Nossa Senhora; Os cordeiros imolados na libertação dos Hebreus no Egito e Jesus como o Cordeiro de Deus em Apocalipse; A semelhança das características de Melquisedeque e Nosso Senhor Jesus Cristo, entre muitos outros.

Porém, devemos estar atentos às tradições que fazem jus ao que revelou Jesus, para não criarmos ideias vans acima do que se deve realmente ser observado.

O próprio Cristo ensinou coisas não especificadas na Bíblia, onde tais ensinamentos foram dados diretamente aos Apóstolos e difundidos por tradição, veja:

"Na primeira narração, ó Teófilo, falei de todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que, tendo dado as suas instruções por meio do Espírito Santo, foi arrebatado ao (céu); aos quais também se manifestou vivo, depois de sua paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes por quarenta dias e falando do reino de Deus". (Atos I, 1-3)

Por fim, fica claro que, o que Jesus criticava no Evangelho, eram as falsas tradições e não as que posteriormente foram difundidas entre os apóstolos; gerando através da Igreja primitiva o Cannon Bíblico, usado não só pela Igreja Católica, mas por muitas seitas que se aproveitam de rasa interpretação para atacar e acusar àquela que, os deu através do livro sagrado a oportunidade de conhecer a Cristo.

Se for tocar/cantar a Santa Missa deste 22º domingo do tempo comum - Ano B, dia (29/08/2021), aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>> Sugestões de música para a missa do 22º domingo do tempo comum - Ano B

E se for cantar o salmo, temos quatro sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:

>> 1ª Sugestão de Melodia para o SALMO 14 - SENHOR, QUEM MORARÁ EM VOSSA CASA E NO VOSSO MONTE SANTO, HABITARÁ? (Equipe Músicas para Missa)

>> 2ª Sugestão de Melodia para o SALMO 14 - SENHOR, QUEM MORARÁ EM VOSSA CASA E NO VOSSO MONTE SANTO, HABITARÁ? (Paulo Neto)

>> 3ª Sugestão de Melodia para o SALMO 14 - SENHOR, QUEM MORARÁ EM VOSSA CASA E NO VOSSO MONTE SANTO, HABITARÁ? (Ir. Miria Kolling)

>> 4ª Sugestão de Melodia para o SALMO 14 - SENHOR, QUEM MORARÁ EM VOSSA CASA E NO VOSSO MONTE SANTO, HABITARÁ? (Pâmela e Fernando)

Que Deus nos abençoe!

Maikon Máximo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?