Seja feita a Tua vontade.

"Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!" (Mt 16,23b)

Estas foram as palavras que Jesus dirigiu à Pedro, quando este se atreveu a querer intervir no projeto de Deus a respeito do Mestre.

Muitos protestantes se apoiam neste versículo para justificar ataques contra a I greja de Cristo. Sugerindo que Jesus chamou Pedro de satanás e ponto. Ignorando o contexto do evangelho.

Acontece que este Pedro, que foi repreendido por querer defender Jesus à seu modo humano de pensar, na melhor das intenções, é o mesmo Pedro que a apenas alguns versículos antes Jesus afirmou isso:

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mt 16, 18)

Pedro sendo repreendido por Jesus

Este capítulo do evangelho de São Mateus é muito educativo e sempre que lemos as Sagradas Escrituras, devemos identificar a mensagem de Deus direcionada unicamente à nós mesmos. Não é um mero livro que conta uma história. É a Palavra de Deus direcionada a nós!

Se formos na sequência deste capítulo 16, podemos notar esta simples ligação entre os acontecimentos...

  1. Deus revela a Pedro quem é Jesus e Pedro faz a mais bela profissão de Fé. (versículos 16-17)
  2. Jesus revela a Pedro quem ele será. Acabamos de ler isto. (versículos 18-19)
  3. Jesus revela o seu próprio destino: a morte na cruz. (versículo 21)
  4. Pedro repreende Jesus. (versículo 22)
  5. Jesus acusa o pensamento mundano de Pedro, que não condiz com o projeto de Deus. (versículo 23)
  6. Jesus explica aos discípulos que o verdadeiro discípulo renuncia-se a si mesmo e sua forma mundana de pensar e agir, e acolhe o plano de Deus, a Cruz. (versículo 24)
  7. Jesus continua a explicação ensinando que a Vida vale mais que as coisas mundanas . (versículo 26)

Não sei você... Mas me parece que um mínimo de meditação sobre a Palavra de Deus, com a humildade consciênte de que a Palavra sempre é direcionada a mim, não tenho nada para falar sobre a Igreja de Cristo aqui.

Na verdade, a única coisa que consigo pensar neste momento é que eu mesmo estou sendo repreendido pelo próprio Jesus Cristo. Eu que devo parar de seguir meus próprio pensamentos e vontades mundanas e me voltar para Deus, pedindo que Ele envie o seu Espirito para que eu consiga acolher com amor a vontade Dele, o plano que Ele tem para minha vida, a minha cruz.

Apontar versículos das Sagradas Escritura para o outro na intenção de condenar... Isso sim me parece coisa mundana de satanás.

O verdadeiro discípulo de Cristo deve estar constantemente acusando a sua própria forma de pensar e se voltando à Deus em oração para ser capaz de acolher a vontade do Pai.

Assim como rezamos na oração do Pai-Nosso.

"Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu."

Se for tocar/cantar a missa deste 22º domingo do tempo comum - Ano A (30/08/2020), clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas para esta missa.

>> Sugestões de música para a missa do 22º domingo do tempo comum - Ano A

E se você for cantar o salmo, temos duas sugestões de melodias que podem te ajudar, confira aqui:

>> 1ª Sugestão de Melodia para o SALMO 62 - A MINH'ALMA TEM SEDE DE VÓS, COMO A TERRA SEDENTA, Ó MEU DEUS!

>> 2ª Sugestão de Melodia para o SALMO 62 - A MINH'ALMA TEM SEDE DE VÓS, COMO A TERRA SEDENTA, Ó MEU DEUS!

Uma santa e abençoada semana pra você e sua família.

Gustavo

P.S.: Lembrando que no nosso site tem um calendário em todas as páginas (no canto direito) onde você pode escolher o dia da missa que você vai tocar/cantar e ver as nossas sugestões de músicas junto com as leituras da liturgia da palavra.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?