Peçamos a conversão!

Neste domingo dia 29/11/2020 iniciamos a nossa preparação para o Natal e também iniciamos um novo ano litúrgico (Ano B). O tempo do Advento é um tempo onde a igreja nos convida à conversão, a deixarmos Deus moldar a nossa vida, um tempo para voltado a nos ajudar na preparação da nossa vida para o momento do nosso encontro com Deus.

É um tempo propício ao arrependimento das nossas faltas e um convite à reconsciliação, à confissão.

Assim como no tempo da Quaresma (outro tempo de focado na nossa preparação), no Tempo da Advento não se canta o Hino de Louvor (exceto quanto previsto) e também se deve evitar os excessos no ambiente litúrgico.

Tudo isso para proporcionar aos fiéis uma introspecção, um olhar para o próprio interior, o próprio coração, o lugar onde Deus habita em nós. Nós como músicos temos o dever de auxiliar este momento de oração dos fiéis, muitas vezes nossa colaboração é proporcionando o silêncio orante.

Também neste tempo litúrgico temos a coroa do advento em que uma vela é acesa a cada domingo simbolizando as quatro grandes etapas da nossa salvação.

A Coroa do Advento

E neste 1º domingo do Advento (Ano B), a liturgia nos presentei com uma oração de súplica a Deus para nos auxiliar nesta nossa conversão.

Tanto na primeira leitura, quanto no Salmo responsorial, a liturgia nos ensina a pedir que sejamos resgatados, que Deus nos molde segundo a vontade d'Ele. E na segunda leitura São Paulo nos aponta Jesus como a resposta de Deus para a nossa súplica.

Jesus é o modelo de vida para onde precisamos apontar a nossa conversão. Devemos sempre buscar o abandono da nossa condição de vida atual nos direcionando para Jesus.

Por fim, o Evangelho adverte para estarmos sempre atentos e preparados, pois não sabemos o tempo da vinda do Senhor.

A exortação de Cristo para nós é:

"O que vos digo, digo a todos: vigiai." (Mc 13, 37)

Estejamos, então, sempre preparados para encontrar Deus-Pai nos céus.

Se for tocar/cantar a missa deste 1º Domingo do Advento - Ano B, dia 29/11/2020, aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>> Sugestões de música para a missa do 1º Domingo do Advento - Ano B

E se for cantar o salmo, temos duas sugestões de melodias que podem te ajudar, confira aqui:

>> 1ª Sugestão de Melodia para o SALMO 79 - ILUMINAI A VOSSA FACE SOBRE NÓS, CONVERTEI-NOS, PARA QUE SEJAMOS SALVOS!

>> 2ª Sugestão de Melodia para o SALMO 79 - ILUMINAI A VOSSA FACE SOBRE NÓS, CONVERTEI-NOS, PARA QUE SEJAMOS SALVOS! (Paulo Neto)

Que neste tempo nos convertamos e estejamos preparados para o encontro com Deus!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?