Jesus, o Pão da Vida

O evangelho desse domingo fala rapidamente sobre Jesus levado ao deserto.

O evangelho de S. Mateus IV.1-4 é mais complexo ao dizer:

"Então o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, sentiu fome. 3 Então, o tentador se aproximou e disse a Jesus: «Se tu és Filho de Deus, manda que essas pedras se tornem pães!» 4 Mas Jesus respondeu: «A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus..."

Jesus nasceu em Belém בית לחם (Casa do Pão). Vemos Jesus como Pão da Vida, Alimento pro corpo e pra alma e ele deixa claro isso ao demônio!

Se tu és Filho de Deus, manda que essas pedras se tornem pães

Podemos ver toda essa ligação na tentação de Jesus! Mesmo tendo em si a natureza humana, foi a natureza divina que o fez resistir!

São João Crisóstomo relata nas Homilías sobre San Mateo:

“al no saber claramente el misterio inefable de la encarnación ni quién era el que tenía allí delante, intenta tender otros lazos, con los que pensaba saber lo que para él estaba escondido y oscuro” 

Ou seja:

"Não saber claramente o inefável mistério da encarnação ou quem era aquele antes dele, tenta construir outros laços, com os quais ele pensava saber o que estava escondido e escuro para ele" pág. 238

Então o demônio tentou afetar as fraquezas de Jesus, mas não alcança resultados pois não consegue enxergar o mistério da encarnação.

Na quaresma revivemos este tempo, levando em conta o reconhecimento de Jesus! É um tempo de reflexão e de silêncio do coração, jejum, e entrega de seus vícios a Deus.

A “Quaresma” do latim “Quadragesima” significa “quarenta dias”; preparação para a Páscoa do Senhor. A quaresma dura da Quarta-Feira de Cinzas até a Quinta Feira Santa.

O número 40 nos remete a Noé e os 40 dias na Arca, e Moisés, vagando por 40 anos no deserto. Voltando ao evangelho de Marcos. Jesus saindo do deserto volta para Galiléia e lá prega o evangelho do Senhor dizendo que o tempo se completou e o reino está próximo e termina dizendo. "Convertei-vos e crede no Evangelho!"  O que o sacerdote diz ao fazer o sinal da cruz com as cinzas dos ramos do ano anterior na Quarta feira de cinzas.

Somos pó, e a ele retornaremos. Mas a fé na vida que a de vir com o reino de Deus, nos trás a razão da nossa experança da qual Paulo já dizia em suas cartas! Fiquemos firmes na preparação para Páscoa, não pensando no Ovo de chocolate que vou escolher, mas no sentido da morte e ressurreição de Jesus. O cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Afinal, só ele seria o suficiente sufrágio para redenção da humanidade. Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Que nessa quaresma você se torne mais santo e colabore para a santidade dos nossos irmãos.

Se for tocar/cantar na missa deste 1º domingo da quaresma, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.

>> Sugestões de música para a missa do 1º domingo da quaresma

E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:

>> Melodia para o SALMO 24 - VERDADE E AMOR, SÃO OS CAMINHOS DO SENHOR

Boa quaresma!

Maikon

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?