Jesus deu seu corpo como alimento.

O evangelho de domingo (01/08/2021) fala sobre uma verdade muito nescessária para nós! Quero aqui ir um pouco mais a frente neste evangelho, e falar sobre o fato mais importante dele.

O evangelho, no Grego, diz que Jesus usou o termo "Fagon" que deriva "Phagete" e "Phagein", para designar comer, ou seja, explicar que seu corpo seria dado como alimento.

Este termo significa tanto literalmente, ou seja: comer e mastigar de verdade. Como simbolicamente, ou seja: não comer de verdade, mas como se fosse no sentido de que sua verdade ficaria enrraizada em nós.

Sabe quando você tem uma prova importante e sabe que precisa "devorar os livros"? Seria mais ou menos isso.

Porém, vendo Jesus, que as pessoas não entendiam o que ele dizia, já que o termo usado abria um pressuposto para duas interpretações, usou outra palavra no Grego.

A palavra usada no versículo 54 foi: "Trogon"

Esta palavra significa literalmente "mastigar" e aliás você pode encontra-la também em Mateus 24,38 e João 13,18.

Então Jesus mudou de Fagon para Trogon, para matar qualquer objeção sobre ele dar sua carne por nós, e confirma isso na última ceia.

Grego e Aramaico

Porém Jesus falava em Aramaico, e bem provelmente falou nesta língua durante esta passagem!

No Aramaico a palavra pra mastigar é "Akal", sendo ela a única palavra para mastigar neste dialeto, porém, da mesma forma ela tem sentido literal e simbólico. Desta forma muita gente acha que a explicação dos termos em Grego não adiantam de nada, pois aí se retorna a estaca zero.

Porém vamos analisar o seguinte: Nós cremos que a palavra de Deus é divinamente inspirada. Logo, mesmo Jesus tendo falado em Aramaico, o evangelista precisava expressar em Grego o que seria a verdade! Eu não sei como foi que Jesus deixou claro que o Corpo dele realmente seria alimento, mas o evangelho precisava atestar a verdade, e por isso, inspirado, o evangelista usou o termo Fagon para que o que Jesus queria dizer não tivesse o sentido modificado!

Vale ver o original da escritura para confirmar a fé Católica! E quando faço isso, eu a amo ainda mais!

Se você for tocar/cantar esta Santa Missa do 18º domingo do tempo comum - Ano B, aqui estão as nossas sugestões de músicas:

>> Sugestões de música para a Missa do 18º domingo do tempo comum - Ano B

E se for cantar o salmo, temos quatro sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:

>> Melodia 1 para o SALMO 77 - O SENHOR DEU A COMER O PÃO DO CÉU (Equie Músicas para Missa)

>> Melodia 2 para o SALMO 77 - O SENHOR DEU A COMER O PÃO DO CÉU (Pe. Júlio César)

>> Melodia 3 para o SALMO 77 - O SENHOR DEU A COMER O PÃO DO CÉU (Irmã Miria Kolling)

>> Melodia 4 para o SALMO 77 - O SENHOR DEU A COMER O PÃO DO CÉU (Paulo Neto)

Que Deus nos abençoe!

Maikon Máximo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?