Acolher ...

Uma das tarefas principais de quem serve no ministério de música da missa é a acolhida, que muitas vezes é negligenciada.

Precisamos acolher os fiéis que chegam à igreja para que a sua experiência de participação no sacrifício da missa seja a melhor possível.

Começando pelo ambiente de silêncio ou com fundo musical que contribua para o momento de oração e preparação para a missa.

Ensaios devem acontecer com antecedência e não nos momentos que precedem a missa.

A primeira leitura da liturgia da palavra deste domingo (21/07/2019) mostra o acolhimento de Abraão aos Anjos de Deus. E a generosidade de Abraão é recompensada com a benção de um filho.

Muitas vezes Deus passa pela nossa vida de forma imprevista. Nós precisamos estar sempre atento para acolhê-lo com alegria e amor.

Abraão acolhendo os anjos

E assim como São Paulo diz na segunda leitura, devemos nos alegrar com os sacrifícios que oferecemos à igreja, assumindo um compromisso de evangelização em plenitude, por todos os meios, inclusive pela música.

Um cristão deve estar sempre atento à Palavra de Deus para, assim, acolher o próximo.

Muitas vezes nós ficamos tão preocupados com os detalhes, com aquele arranjo da música, com aquele solinho, com o volume baixo do microfone, etc. E deixamos de dar atenção ao essencial.

Ouvimos a leitura da Palavra sem meditá-la, sem comungá-la e deixamos de nos orientar por ela por falta de atenção, por apego às coisas temporais. Infelizmente isso acontece.

É importante ter equilíbrio! Devemos nos preparar para servir da melhor maneira possível, mas também precisamos acalmar o nosso coração e ter serenidade para sentar aos pés do mestre e ouví-lo.

A escuta da Palavra de Deus não se opõe ao serviço, mas lhe dá pleno sentido, uma nova compreensão do que é o essencial.

É importante observar que no Evangelho desta missa, a lição de Jesus à Marta não é por ela estar atarefada com as coisas da casa, mas por ela querer tirar Maria da contemplação e escuta.

Ao invés de servir apenas por servir, a nossa preocupação deve ser o favorecimento para que a Palavra de Deus entre em nós e nos nossos irmãos. Devemos acolher a Palavra para vivermos o Evangelho servindo com a nossa vida.

Você vai tocar/cantar nessa missa do 16º domingo do tempo comum - Ano C? No link aqui em baixo temos algumas sugestões de músicas para te ajudar na preparação.

>>Sugestões de música para a missa do 16º domingo do tempo comum - Ano C

E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:

>>Melodia para o SALMO 14 - SENHOR, QUEM MORARÁ EM VOSSA CASA?

Que Deus nos abençoe!

Gustavo

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?