Sejamos trigo.

No evangelho da missa deste 16º Domingo do Tempo Comum - Ano A (19/07/2020), Jesus conta várias parábolas para revelar o Reino dos céus à nós fazendo comparações com a vida agrícola e familiar do campo.

A primeira delas é a parábola do Joio e do Trigo e aqui podemos notar a misericórdia de Deus, que é ao mesmo tempo sutil e cheia de sabedoria.

No pensamento agrícola normal, nós temos a tendência de retirar a praga e as plantas ruins da plantação o quanto antes. Algo como cortar o mal pela raíz. Quanto antes nós retirarmos o joio, mais nutrientes vão ficar na terra para as plantas boas, o trigo no caso.

Joio e Trigo

Uma interessante observação da liturgia da palavra deste domingo é a primeira leitura retirada do livro da Sabedoria. Onde fica claro que os pensamentos de Deus nem sempre coincide com os nossos.

Se Deus viesse agora na terra para arrancar o joio, acabaria arrancando também muitos trigos que estão com aparência de joio.

Em outras palavras, se Deus viesse agora exterminar os filhos do malígno, acabaria exterminando também muitos filhos de Deus que estão contamidados pelo pecado.

Meu irmão, minha irmã, você foi batizada para ser trigo, mas se Deus, o agricultor olhar pra você agora vai ver um trigo ou um joio? Vai ver uma planta boa, ou uma planta ruim?

Não sabemos quando será o tempo da colheita de Deus, mas a Sua misericórdia nos dá a chance de nos purificarmos, de tirarmos de nós a aparência de joio. Pois no fim dos tempos, inevitavelmente, todo joio será queimado e todo trigo será recolhido para o celeiro de Deus.

Como diz Jesus: "Quem tem ouvidos ouça."

E você pode estar se perguntando: Como eu posso então me purificar sendo o trigo que nasci pra ser aos olhos de Deus?

Na segunda leitura São Paulo nos dá a resposta. É o próprio Espírito Santo que vem em socorro das nossas fraquesas, só o Espírito é capaz de fazer prevalecer em nós o gene de trigo. Pois sozinhos nós não temos a capacidade nem de rezar direito.

Então permitamos a ação do Espírito Santo em nossas vidas para nos tornarmos frutos bem vistos aos olhos do Pai.

Se for tocar/cantar a missa deste 16º domingo do tempo comum - Ano A (19/07/2020), clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas para esta missa.

>> Sugestões de música para a missa do 16º domingo do tempo comum - Ano A

E se for cantar o salmo, temos duas sugestões de melodia que podem te ajudar, confira aqui:

>> (1ª Sugestão) Melodia para o SALMO 85 - Ó SENHOR VÓS SOIS BOM, SOIS CLEMENTE E FIEL

>> (2ª Sugestão) Melodia para o SALMO 85 - Ó SENHOR VÓS SOIS BOM, SOIS CLEMENTE E FIEL. (versão masculina)

Uma santa e abençoada semana pra você e sua família.

Gustavo

P.S.: Lembrando que no nosso site tem um calendário em todas as páginas (no canto direito) onde você pode escolher o dia da missa que você vai tocar/cantar e ver as nossas sugestões de músicas junto com as leituras da liturgia da palavra.

Sugestões pelo dia da missa!

Estamos no facebook

Garanta já a sua vaga?

Servir ao Senhor é uma grande honra oferecida pelo Espírito Santo através dos nossos dons, no nosso caso, a música!

Qual o dia da missa?

Telegram!


Quer ficar mais próximos de nós? Participe do nosso canal no Telegram!

Um lugar onde nós dividimos aprendizados, ideias, dicas, reflexões sobre a liturgia e as músicas apropriadas para as missas.

Garanta já a sua vaga?