Não tenhais medo!
As leituras da liturgia da palavra deste 12º Domingo do Tempo Comum (Ano A), dia 21/06/2020, nos convida a sermos testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo no mundo. Isto significa que seremos perseguidos por não nos encaixarmos no mundo.
Na primeira leitura o profeta Jeremias aponta como o mundo o estava cercando, para acusá-lo...
Todos os amigos observavam minhas falhas: 'Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele'. (Jr 20, 10b)
Ser anunciador do Evangelho significa estar em constante conflito com o mundo, ser perseguido e possivelmente morto. Esta foi e é a realidade de todos os santos e santas de Deus: Ser atacado, incompreendido e até martirizado pelo nome de Jesus.
Mas este é o bom combate!
No evangelho deste domingo Jesus nos diz três vezes: "Não tenhais medo".
Lembro-me dos conselhos do saudoso papa São João Paulo II: Jovens, não tenhais medo de ser santos.
Estas palavras de Jesus, repetidas por São João Paulo II não ficam desatualizadas. No mundo onde muitos abraçam o pecado, ser testemunha de Cristo parece estranho ou radical demais.
Amar o próximo, principalmente nas situações mais desafiadoras, defender a vida, a castidade, a família, a caridade, o trabalho. Parece que isso não se encaixa num mundo onde o que tem mais bens ou mais esbanja tem mais valor que o pobre ou o dependente químico.
Jesus nos convida hoje a estar no mundo, mas não pertencer ao mundo, a não ter medo de testemunhar a nossa fé, nossos valores e princípios cristãos.
Precisamos ter a coragem dos santos para evidenciar o que não está de acordo com os princípios evangélicos e apresentar o amor de Deus através de nossos exemplos e da nossa vida.
Se for tocar/cantar a missa deste 12º domingo do tempo comum, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.
>> Sugestões de música para a missa do 12º Domingo do Tempo Comum - Ano A
Para quem vai cantar o salmo, temos uma sugestão de melodia. Confira no link abaixo.
>> Melodia para o SALMO 68 (69) - ATENDEI-ME, Ó SENHOR, PELO VOSSO IMENSO AMOR!
Que Deus nos Abençoe!
Gustavo