Ave Maria, cheia de graça ...
No próximo domingo (08/12/2019) nós vamos celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Então para bem escolhermos as músicas para esta missa, vamos refletir um pouco sobre este dogma.
Logo no início da oração da "Ave Maria", nós afirmamos e concordamos que ela é "cheia de graça".
Ave Maria, cheia de graça ...
E quem revelou isso foi o Anjo Gabriel, em sua saudação à própria Virgem Santíssima. Antes mesmo dela dar o seu "Sim" para receber o Nosso Salvador em seu ventre.
É interessante nós observarmos quando foi que Maria recebeu toda essa "graça", que é maior que a graça recebida por todos os anjos e todos os santos juntos.
Ela já era cheia de graça antes de receber Jesus em seu ventre. Ou melhor, Jesus só encarnou no ventre da Virgem Maria porque ela era "cheia de graça".
A enorme graça que Maria recebeu foi o que a tornou capaz de amar, para aí sim receber Jesus.
Então, quando foi que Maria recebeu essa graça?
Maria recebeu essa graça em sua concepção, pelos méritos da morte de Cristo na cruz.
Sim, isso mesmo. Pela morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz, Maria foi preservada do pecado (mácula) original e recebeu toda essa graça, antes mesmo dela nascer, antes dela ser concebida. Ela foi concebida sem pecado, imaculada.
Aí você deve estar se perguntando: Ué? Mas Cristo não tinha nem nascido ainda! Como pode?
Deus também é o Senhor do tempo. Ele é Onipotente, pode tudo! E nós não somos capazes de compreender os mistérios de Deus com a nossa compreensão limitada.
E esse é justamente o dogma proclamado pelo Papa Pio IX em 1854. Como está escrito na bula papal Ineffabilis Deus:
“Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.
Também encontramos no Catecismo da Igreja Católica:
(CIC 492) Este esplendor de uma “santidade de todo singular”, com que foi “enriquecida desde o primeiro instante da sua conceição”, vem-lhe totalmente de Cristo: foi “remida de um modo mais sublime, em atenção aos méritos de seu Filho”. Mais que toda e qualquer outra pessoa criada, o Pai a “encheu de toda a espécie de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo” (Ef 1, 3). “N’Ele a escolheu antes da criação do mundo, para ser, na caridade, santa e irrepreensível na sua presença” (Ef 1, 4).
Se você for tocar/cantar nessa missa da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, dia 08/12/2019, aqui estão as nossas sugestões de músicas:
>> Sugestões de música para a missa do Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora
E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:
>> Melodia para o SALMO 97 (98) - CANTAI AO SENHOR DEUS UM CANTO NOVO, PORQUE ELE FEZ PRODÍGIOS!
Que Nossa Senhora, cheia de graça e concebida sem pecado, interceda por nós!
Gustavo