Epifania do Senhor
No próximo domingo, a igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. Epifania significa "manifestação". Em Jesus, Deus se manifestou. Continue lendo para entender que essa manifestação é para todos nós!
A igreja celebra 3 eventos como Epifanias:
- Epifania aos Reis Magos (cf. Mt 2, 1-12).
- Epifania a São João Batista no Jordão (cf. Mt 3, 13-17).
- Epifania a seus discípulos e começo de Sua vida pública com o milagre em Caná (cf. Jo 2, 1-12).
Neste domingo em especial a liturgia nos remete a Epifania aos Reis Magos. E fala também sobre a verdadeira Epifania de Deus, que veio para salvar a todos. Ele veio para todos!
Os Reis Magos não eram membros do povo escolhido por Deus no antigo testamento. Eram pagãos. Mas o profeta Isaías anunciou (1ª leitura) que quando Deus viesse a nós, todos os povos iriam até Ele, pois ele seria a luz para o mundo que estaria em trevas.
São Paulo diz (2ª leitura) que Deus o revelou o mistério da admissão dos pagãos à mesma herança. Todos são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.
A viagem dos Reis Magos é cheia de significado. Apesar de serem pagãos, isso não os impediu de reconhecer Jesus como o verdadeiro Rei.
A tradição da igreja fala dos presentes como reconhecimento dos reis magos, sendo o ouro se referindo à Sua realeza; o incenso, à Sua divindade; e a mirra, à Sua humanidade.
Eu particularmente gosto de um detalhe que muitas vezes passa despercebido nesta passagem. Os Reis Magos se ajoelharam e O adoraram. Neste ato eles reconhecem Jesus como Deus. Só se ajoelha para Deus e só se adora a Deus. Não ajoelhamos nem adoramos os Santos. Somente para Jesus!
Sejamos gratos pela manifestação de Deus para nos salvar, levando o Evangelho à todas as criaturas!
Para quem canta/toca na missa, aqui estão as sugestões de músicas que oferecemos no site Músicas para Missa:
>> Sugestões de músicas para a missa da Solenidade da Epifania do Senhor
E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que você pode acessar aqui:
>> Melodia para o Salmo 71(72) As Nações de Toda terra hão, de adorar-vos ó Senhor!
Que sejamos servidores fieis para levar o Evangelho à todas as criaturas!
Gustavo