Natal do Senhor
Precisamos refletir o verdadeiro sentido do Natal para nós católicos e como devemos viver o Natal HOJE em nossas vidas.
Acho que não preciso te lembrar quem é o aniversariante do próximo dia 25 de dezembro né?
O nascimento de Jesus não é só um fato histórico que aconteceu a mais de 2020 anos atrás e que dividiu a contagem do tempo em duas partes: Antes de Cristo e Depois de Cristo.
E embora temos um momento na história, o nascimento de Jesus não acontece só naquela data. O nascimento de Jesus acontece no HOJE. Assim como o sacrifício da Cruz acontece em cada Santa Missa.
Sim, hoje Jesus está procurando um lugar para nascer assim como procurava em Belém, onde foi rejeitado por muitos que fecharam as portas e não acolheram Maria e José. Jesus teve que nascer em um estábulo, hoje ele também está sendo rejeitado por muitos corações fechados.
O Mistério do Nascimento de Jesus verdadeiramente extrapola toda nossa compreensão de tempo. E o nascimento de Jesus hoje é real.
Assim como Maria se entregou como serva para a realização deste mistério e deu à Jesus uma humanidade, nós também precisamos entregar a nossa humanidade para que Jesus possa nascer em nós.
É isso que Deus espera de nós e é isso que todo verdadeiro cristão deve fazer. Se entregar por amor à Deus, assim como Ele se entrega por amor a nós.
Estejamos atentos para a chegada do Cristo. Estejamos preparados para acolhe-Lo em nossos corações. Ele quer nos encontrar! Assim como Ele nasceu em uma humilde manjedoura, preparemos o nosso coração para ser humilde e pronto para receber o nosso Deus!
O nascimento de Jesus é um Mistério de Amor e humildade em que o próprio Deus se encarna e vem nascer no meio de nós para nos resgatar das misérias de nossos pecados.
Claro que é bom reunir a família para a ceia, todas aquelas brincadeiras, troca de presentes, etc. Mas o mais importante é meditarmos o nascimento de Jesus, muitas vezes esquecido nessa época.
Vamos refletir um pouco sobre este que é o Terceiro Mistério Gozoso do Santo Terço. Não era para ser insignificante que o próprio filho de Deus tenha nascido de uma forma tão humilde. Por que será que Deus misericordioso, com seu plano de Amor por nós e para nossa salvação, quis que Jesus nascesse de forma tão simples? Ele que é o Rei do céu! Por que será?
Felizes os humildes de coração ...
O plano que o Altíssimo preparou para nos salvar de nossas misérias é perfeito. A glória de Deus não passa pelo que nós conhecemos como riqueza, é muito mais profundo do que essa rasa noção de felicidade que muitas pessoas têm. O reino do céu está acima de tudo o que conhecemos neste mundo e Jesus nasceu humilde para nos mostrar isso. A maior riqueza que nós podemos alcançar aqui neste mundo é a Santidade, a entrega total a Deus. E isso dinheiro nenhum pode comprar!
No Natal as pessoas confundem um pouco alegria com prazer. Alegria é a satisfação da alma, enquanto prazer é a satisfação do corpo.
Nós não precisamos de dinheiro, nem nada material para ter alegria. Dinheiro não gera alegria. Se você tiver dinheiro, mas não tiver pessoas que te amam e que você ama ao seu lado, sentirá um enorme vazio. O dinheiro pode sim, potencializar a alegria, mas nunca gerá-la, a alegria está diretamente ligada ao nosso estado espiritual.
É importante ter este discernimento. Talvez aquela ceia que você pode proporcionar a uma família pobre (como a família de Nazaré), gere muito mais alegria do que aquele presente caro que você está pensando em dar pro seu filho e que no final das contas ficará jogado num canto, pois presente nenhum pode substituir a sua própria presença e amor para com ele. E mesmo para a família pobre que mencionei, a ceia em si não é o mais importante. Se a família não estiver alegre em estar unida, de nada adiantará um banquete! Neste caso, a sua ação para unir a família vale mais que a própria ceia.
Estejamos atentos para a chegada do Cristo, ele vem e quer nascer em nosso coração. Ele quer nos encontrar! Assim como Ele nasceu em uma humilde manjedoura, Ele quer nascer em nosso coração. Então vamos preparar o nosso coração para ser humilde, pronto para receber o nosso Deus!
Agora falando em músicas para missa ... Nos dias 24 e 25 têm missas com liturgias diferentes, inclusive no mesmo dia, missas diferentes para manhã, tarde e noite. Fique atento!
Nós preparamos lá no nosso site uma página para cada dia para explicar quais horários de cada missa e as sugestões de músicas para cada uma.
É muito importante confirmar com o celebrante sobre a missa correta, principalmente para não errar no salmo.
Também temos melodias de salmos para todas as missas!
Veja aqui os links com as nossas sugestões de músicas:
Um Natal abençoado para você e sua família!