Sendo sal e luz no mundo
O evangelho do próximo domingo (05/02/2023) é a continuação do trecho das bem-aventuranças do evangelho de São Mateus. E no trecho deste evangelho Jesus diz para sermos sal da terra e luz do mundo.
E o caminho para sermos sal e luz para a humanidade é vivendo as bem-aventuranças, que Jesus tinha acabado de nos ensinar no trecho anterior.
Um bom modo de vermos esta analogia é notar que o sal se dissolve na comida para dar gosto. Ou seja, o sal é entregue à comida e é consumido para dar tempero.
Assim também a luz. No tempo de Jesus não existia luz elétrica como temos hoje em nossas casas. Naquela época a "lâmpada" era um pavil que consumia óleo para se manter aceso. Observe: o combustível é consumido para manter a luz acesa.
Viver as bem-aventuranças é justamente dar a nossa vida em consumo para levar a luz do evangelho ao mundo.
Hoje em dia, quando vemos alguém na rua em situação de necessidade, muitos passam a responsabilidade de ajudar estas pessoas para os governos, seja municipal, estadual ou federal. O governo tem obrigação de resolver este "problema".
Mas, muitos não entendem que a responsabilidade de ajudar o próximo é de cada um de nós.
Os políticos devem criar leis e programas para ajudar os necessitados sim, mas isso não tira a nossa responsabilidade individual.
A caridade não pode ser "terceirizada"!
Um termo que está na moda hoje em dia no mercado profissional é o "accountability", que significa se responsabilizar pela solução de um problema, mesmo que o trabalho para resolver seja delegado para alguém.
Por exemplo, se alguém chega até você e pede uma caneta emprestada e você não tem, você pode indicar para esta pessoa uma outra pessoa que provavelmente tenha a caneta para emprestar. Mas a solução deste problema (uma caneta para esta pessoa) não acabou ainda. Você deve se certificar que ela conseguiu, de fato, a caneta. Senão, você deve ajudá-la a encontrar outra solução. A missão termina quando o problema da pessoa é resolvido. Isso é o tal accountability.
Assim também devemos fazer quando se trata de viver o evangelho. Não podemos simplesmente "delegar" o problema para uma instituição e tratar como se tivessemos feito a maior caridade do mundo!
A primeira leitura deste domingo do livro do profeta Isaías, diz asssim:
Assim diz o Senhor: "Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o e não desprezes a tua carne. Então, brilhará tua luz como a aurora [...]" (Is 58, 7-8a)
É assim que a luz do cristão brilha!
É assim que o cristão tempera a humanidade!
A primeira leitura continua:
"[...] se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia." (Is 58, 10)
Nós podemos ser simpáticos, alegres e irradiar a luz do evangelho. Mas a humanidade também precisa ser evangelizada com ações práticas.
Se você acompanha o nosso trabalho, provavelmente você toca ou canta a missa. Se, por exemplo, você sabe tocar violão ou teclado, ou qualquer outro instrumento, que tal ir a um asilo, levar um pouco de música para os idosos que estão se sentindo sozinhos?
Dei o exemplo da música, mas se você tem qualquer outro dom que pode ajudar o próximo a aliviar o peso da cruz de cada dia, por quê não serví-lo?
Por fim, refletindo um pouco sobre a segunda leitura.
São Paulo deixa bem claro que a luz do cristão não vem dele próprio, mas sim de Deus.
Nós não somos capazer de fazer nada de bom, se a origem da nossa ação não for Deus. Por isso, devemos sempre pedir que o Espírito Santo aja em nós e use a nossa vida para a Glória de nosso Deus!
Se você for cantar/tocar a missa deste dia 09/02/2020, as nossas sugestões de músicas estão neste link:
>> Sugestões de músicas para a missa do 5º Domingo do Tempo Comum - Ano A
E se for cantar o salmo, também temos sugestões de algumas melodia que pode te ajudar, confira aqui:
>>Melodia para o Salmo 145 (146)
Que sejamos sal e luz no mundo!
Gustavo