Esperança em meio ao Caos.
Desde muito pequeno tentava entender do que se tratava o fato de Jesus vir até nós. Eu ficava confuso e não entendia direito o motivo.
Por que Deus se faria homem e deveria morrer de uma forma tão trágica por nós? E em que isso ajudou, já que ainda somos tão cruéis?
No evangelho desse domingo (14/03/2021) Jesus fala à Nicodemos e liga fatos do Antigo Testamento com sua vinda!
Jesus fala da Serpente levantada no deserto por Moisés! E isso já nos ajuda a entender um pouco sobre a questão da adoração de imagens.
Veja, no livro dos Números o Senhor diz a Moisés:
"Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sob um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo." (Números. 21, 8 )
Em Sabedoria fica mais clara a ação de Deus.
"Foram por pouco tempo atormentados, para sua correção: eles possuíram um sinal de salvação que lhes [lembrava] o preceito de vossa lei. E quem se voltava para ele era salvo, não em vista do objeto que olhava, mas por vós, Senhor, que sois o salvador de todos." (Sabedoria 16, 6 -7)
Veja que: O termo [Lembrava] que coloquei entre colchetes, mostra claramente que o objeto era um sinal de Salvação e não a salvação em si!
O que salvava ali, não era o objeto, mas o poder de Deus através da didática do objeto.
Sobre a serpente... Erraram depois os judeus transformando-a em ídolo? Evidente que sim, e, por isso fez bem, mais tarde, Ezequias em destruí-la. Portanto, enquanto não se adora uma imagem como se fosse Deus, é lícito tê-la e mesmo "olhar para ela para ser curado" como Deus mandou.
Jesus fala à Nicodemos que, assim como a serpente do deserto fora levantada para que quem veja seu sinal não pereça, ele também deve ser levantado para salvação de todos!
Pouco antes, no versículo dois Nicodemos testifica:
"Mestre, sabemos que foste enviado por Deus para ensinar; porque ninguém pode fazer estes milagres que tu fazes, se Deus não estiver com ele" (Jo. III, 2)
Ora, se uma pessoa alcançar uma graça através de uma devoção à algum santo, tal graça deve-se a Deus, o santo foi instrumento da graça e não a causa final dela! Nisso todos nós Católicos estamos de acordo.
Infelizmente somos seguidamente atacados e muitas vezes acabamos por receber uma enxurrada de versículos falando de Ídolos e não de Ícones e isso acaba confundindo muita gente!
Duvido eu, uma senhora por mais simples que seja, dizer que seu santo Antônio na estante seja um Deus! Aliás a tradição de muitos anos nos revela Santos que, muito mais que títulos populares, fizeram coisa incríveis por amor a Cristo
Por exemplo o próprio Santo Antônio de Pádua que é conhecido popularmente como Santo Casamenteiro. Porém, entre os Católicos estudiosos ele é conhecido como Martelo dos Hereges.
Santo Antônio combateu vários sofismas contra a Igreja, preservou a fé e sabia a Bíblia praticamente de-cor; era de fato, um sinal que apontava para Deus, e mesmo hoje junto do Reino, nos aponta para a luz com seus feitos.
Voltemos ao evangelho...
A vinda de Jesus veio nos Salvar: Dar sentido às nossas vidas. De forma que, Deus poderia simplesmente acabar conosco em vista de nossos péssimos modos de agir!
Mas Deus compila o plano perfeito: renovar seu sacrifício todos os dias com a Missa. Assim, o sacrifício seria perfeito, feito pelo perfeito! A lágrima de Deus atestada no seu imenso amor; se fazer um de nós, sofrer como nós, morrer por nós!
Porém, ao fim de tudo, ressuscitou e nos mostrou seu grande poder e soberania!
Não somos marionetes, temos liberdade de escolha. Por nós é que Ele se entrega todo dia. Sem cesar!
O evangelho termina de forma bela nos dando a fórmula de nos aproximar do senhor e assim como aqueles que viram a serpente, também nós, o possamos ver.
Mas neste caso, sua adoração perpétua é lícita e sinal de vida para nós!
"Mas quem age conforme a VERDADE aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus."
Se você for tocar/cantar a missa deste 4º domingo da quaresma, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.
>> Sugestões de música para a missa do 4º domingo da quaresma
E também, se for cantar o salmo neste domingo, gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:
Boa quaresma!
Maikon Máximo.