Você tem enxergado o mundo com seus próprios olhos?
A cada dia que passa fica claro pra mim a importância de nos entregar inteiramente à Deus. É um grande erro achar que somos capazes de qualquer coisa boa sem confiar tudo o que somos à Deus, afinal, esta vida não é nossa, é dEle!
As leituras da missa deste 4º domingo da quaresma (dia 19/03/2023) nos ensina essa realidade em que, sem Deus, nós não conseguimos nem enxergar direito. Isto é, quando você acorda de manhã e abre os olhos, se não tiver confiado toda a sua vida à Deus, tudo que você vê é escuridão, trevas.
O evangelho desta missa narra a história do cego de nascença que foi curado por Jesus. Ao longo da história os fariseus não conseguiam enxergar a presença de Deus naquele milagre, por orgulho, para não reconhecer a divindade de Jesus.
Poxa, aquele homem nasceu cego, nunca tinha enxergado na vida e Jesus o fez ver. Os farizeus nunca tinham visto nada igual, mesmo assim eles insistiam em ver só o que queriam ver, chegando a espulsar o ex-cego da sinagoga, para que eles próprios pudessem ficar confortáveis com suas visões auto-suficientes.
No começo deste evangelho, até mesmo discípulos estavam enxergando com os próprios olhos, tentando interpretar o mundo segundo as próprias conclusões. Eles questionaram Jesus sobre quem havia pecado para que aquele pobre homem tivesse nascido cego. Perceba a cegueira dos discípulos.
A primeira leitura também evidencia a diferença entre o olhar humano e o olhar divino.
O profeta Samuel considerou que o escolhido de Deus para reinar sobre Israel seria Eliab, pois este tinha uma boa aparência. Veja o que diz na primeira leitura.
Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo 'Certamente é este o ungido do Senhor!' Mas o Senhor disse-lhe: 'Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração' (1Sm 16,6-7)
No final do evangelho Jesus nos presenteia com um ensinamento profundo. Após os fariseus O questionarem se eles eram cegos. Jesus respondeu:
"Se fôsseis cegos, não teríeis culpa; mas como dizeis: 'Nós vemos', o vosso pecado permanece." (Jo 9,41b)
Erramos quando achamos que somos capazes de fazer algo bom com as nossas próprias forças, quando achamos que somos auto-suficientes, que não precisamos de Deus. A realidade é que longe de Deus nem mesmo abrir os olhos para ver faz bem.
Então, vamos assumir a responsabilidade que recebemos no nosso batismo. Vamos confiar a nossa vida, tudo o que somos e fazemos, nas mãos de Deus.
Que Ele abra os nossos olhos e assim possamos viver como filhos da luz, fazendo o que agrada ao Senhor e produzindo bons frutos.
Se for tocar/cantar a missa deste 4º domingo da quaresma, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.
>> Sugestões de música para a missa do 4º domingo da quaresma
Para quem vai cantar o salmo, temos algumas sugestão de melodia. Confira no link abaixo:
>> SALMO 22 (23) - O SENHOR É O PASTOR QUE ME CONDUZ; NÃO ME FALTA COISA ALGUMA
Boa quaresma!
Gustavo