Meio dia
Fico encantado toda vez que leio o evangelho. A cada dia me surpreendo mais. O evangelho deste 3º domingo da quaresma - Ano A (dia 12 de março de 2023) nos traz a conversa de Jesus com a Samaritana no poço de Jacó. E esta leitura me ajudou a compreender ainda mais o momento da quaresma.
É interessante notar alguns detalhes que passam despercebidos à primeira leitura. Era por volta do meio-dia. O meio dia divide o dia entre a manhã e a tarde. Jesus não pergunta para a Samaritana o que ela fez no período da manhã. Mas ele sabia o que ela estava fazendo ali, ela buscava água. Mas em seu interior ela buscava Deus, só não compreendia.
O interior daquela mulher estava vazio de alegria, estava cheio de culpa, o passado dela não era dos melhores. Mas isso não importava para Jesus. Quando Jesus fala com a gente, ele não pergunta as coisas que fizemos antes. Pra ele isso não importa! Ele sabe o nosso passado. O importante é o que buscamos! Buscamos o perdão? Buscamos a conversão? Buscamos mudar a nossa vida? Buscamos viver na presença de Deus?
A tarde da Samaritana foi completamente diferente do que seria se ela não tivesse encontrado Jesus. Foi infinitamente melhor. Mudou a vida dela!
Aquele meio dia separou não só a manhã da tarde, separou a vida dela! Por ela ter se aberto a Jesus, por permitir-se receber a água viva de Jesus, a Samaritana recebeu em abundância o que ela buscava em seu interior.
Podemos comparar aquele meio-dia à quaresma. Jesus está te oferecendo a àgua viva, se você se abrir para receber essa graça Ele vai mudar a sua vida!
Talvez você ainda esteja perdido procurando a felicidade aqui e alí, em coisas deste mundo e vive frustrado. Se abra para receber a água viva, Jesus vai mudar a sua tarde, Ele vai mudar a sua vida e você nunca mais vai procurar o que te falta hoje. Você nunca mais terá sede.
A quaresma é um tempo de recrutamento. Jesus está convocando os Santos que vão adorar e permanecer na glória de Deus. E você está convocado a ser um adorador!
Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.
(Jo 4, 23-24)
A quaresma é o tempo da colheita de Santos, e é Jesus que vem colher. Quem se abre para receber a graça divina viverá eternamente. Devemos entregar a nossa alma para o controle do Espírito Santo.
Se for tocar/cantar a missa deste 3º domingo da quaresma, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas.
>> Sugestões de música para a missa do 3º domingo da quaresma
Para quem vai cantar o salmo, temos algumas sugestão de melodia. Confira no link abaixo:
>> SALMO 94 (95) - HOJE NÃO FECHEIS O VOSSO CORAÇÃO, MAS OUVI A VOZ DO SENHOR
Boa quaresma!
Gustavo