É necessário doar tudo de si para Deus
Não só no Evangelho deste domingo (11/11/2018) mas em muitos outros momentos Jesus se opunha a forma de agir dos Doutores da Lei. E Jesus se opunha a um fato não só daquele tempo mas histórico e de como os Mestres acabaram buscando para si a razão sobre a Lei que era interpretada de varias formas.
No livro do profeta Ezequiel se lê que o próprio Deus mostrou ao profeta a razão da destruição de Jerusalém e do Templo de Deus: a idolatria a que secretamente entregaram os sacerdotes de Deus. Enquanto no Templo e publicamente eles diziam adorar o Criador do céu e da terra, nas trevas, secretamente, eles adoravam os ídolos do Egito. No capítulo VIII do livro de Ezequiel há uma descrição desse culto secreto: Deus ordena ao profeta que raspe uma parede, e, quando ele o faz, aparece uma porta oculta. Deus e o profeta entram por ela e chegam a um local escondido, onde os sacerdotes do Altíssimo e os Anciãos da casa de Israel estavam adorando os ídolos (cfr. Ez. VIII,7-13).
Havia, desde o século VI A.C., um culto secreto aos ídolos nos porões do Templo. Tal foi a causa da destruição do Templo e do reino de Judá. Essa idolatria secreta praticada pelos sacerdotes de Deus e pelos Anciãos do povo tinha que ser sustentada por uma doutrina religiosa que os sacerdotes e Anciãos não revelavam ao povo.
Porem nem mesmo os setenta anos de exílio em Babilônia corrigiram totalmente o povo. Alguns judeus trouxeram da Babilônia muitas idéias religiosas pagãs, que iriam provocar a formação de uma gnose judaica. E por ficarem tantos anos sem pátria, sem Estado e sem Templo, os judeus centraram sua religião na pura prática escrupulosa da Lei e em seu estudo. Disto nasceu um desvio que supervalorizou a letra da Lei em detrimento de seu espírito.
O querer saber e ser fiel a Lei acabou corrompendo os Mestres que observavam a Lei para acusar e não ensinar. Para ter lugar privilegiado e mostrar certa fama e prestígio.
É claro que, seguir a Lei de Deus é de extrema importância! E no juízo final Cristo julgará os homens pela Fé e pela observância da lei de Deus, da qual "nem um só jota será tirado" (Mt V, 18).
Porém Jesus, nesta passagem, referiu-se ao coração corrompido dos Mestres e suas arrogancias. Por isso a palavra dizia:
"E assim, vós, por causa de vossa tradição, mudastes o mandamento de Deus" (Mt. XV, 6).
E ainda:
"É em vão que me honram, ensinando doutrinas e mandamentos dos homens." (Mt.XV,9).
São Paulo escreveu aos Colossenses:
"Vede que ninguém vos engane por meio da filosofia inútil e enganadora, segundo a tradição dos homens" (Col., II,8).
Neste evangelho ainda, ao ver uma Senhora dar tudo que tem em doação, Jesus mostra aos discípulos o quanto é mais valoroso dar de si não só o que sobre, mas o que temos e nos fará falta!
Se for tocar/cantar nessa missa deste 32º domingo do tempo comum - Ano B, dia 11/11/2018), aqui estão as nossas sugestões de músicas:
>>Sugestões de música para a missa do 32º domingo do tempo comum - Ano B
E se for cantar o salmo, também gravamos uma melodia que pode te ajudar, confira aqui:
>>Melodia para o SALMO 145 (146) - BENDIZE, MINH' ALMA, BENDIZE AO SENHOR!
Que Deus nos abençoe!
Maikon Máximo