Bons frutos
Na liturgia da palavra deste 27º Domingo do Tempo Comum nos é apresentada a metáfora da vinha ou o "cântico da vinha". No Antigo Testamento a vinha simboliza a comunidade. E esta comunidade pertence à Deus.
Jesus conta no Evangelho a parábola dos vinhateiros violentos e perversos que se rebelaram contra o dono da vinha, matando os empregados que o dono enviou, bem como o seu próprio filho.
Jesus faz um paralelo desta parábola para mostrar aos mestres da lei, a realidade em que Deus enviou reis e profetas como seus representantes e posteriormente o seu próprio Filho, mas o povo os maltratou e matou.
É impressionante como a Sagrada Escritura é sempre atual. Embora não merecemos, Deus nos entrega sua vinha para cuidarmos. E ainda nos dias de hoje, nós continuamos mal-tratando as pessoas que Deus envia até nós.
Principalmente em tempos de crise, onde a fome e as doenças são mais fortes. O bom discípulo precisa trabalhar na vinha de Deus, ou seja, a comunidade, para produzir os bons frutos que Deus espera de nós.
Nestes tempos é primordial bem-tratar e cuidar dos que perderam o sustento, dos que sofrem e estão em risco.
Cada criança, mãe ou pai de família que se expõe em semáforos para vender balas e assim conseguir sustentar os seus, é um representante que Deus envia até nós para colher os frutos da nossa vinha. É esperado que ofereçamos amor e cuidado. Muitas vezes ali está o próprio Filho do Dono da vinha.
É importante termos sempre a consciência de que nós somos os trabalhadores, a quem Deus confiou sua vinha, e nós somos os responsáveis por concretizar o Reino de Deus aqui.
Deveria ser evidente para todo cristão quais são os frutos que Deus espera de nós.
Por isso é sempre importante lembrar à comunidade quais são as nossas responsabilidades, como diz São Paulo na segunda leitura deste domingo.
"Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor." (Fl 4, 8)
Isto é trabalhar na vinha do Senhor, isto é servir e contribuir para a construção do Reino de Deus. Sejamos bons e produzamos bons frutos.
Se for tocar/cantar na missa deste 27º domingo do tempo comum - Ano A, clique no link abaixo para conferir as nossas sugestões de músicas para a missa.
>>Sugestões de música para a missa do 27º domingo do tempo comum - Ano A
E se for cantar o salmo, temos uma sugestão de melodia que podem te ajudar, confira aqui:
>> Melodia para o SALMO 79 - A VINHA DO SENHOR É A CASA DE ISRAEL.
Uma santa e abençoada semana pra você e sua família.
Gustavo